• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Banner MPT Na Escola 
  • CADASTRO REGIONAL DE ÓRGÃOS E ENTIDADES DO MPT-MS 2
  • outdoor-trafico
  • WhatsApp Image 2020-03-25 at 08.42.33
  • Plantao
  • Banner att

Covid-19: notas técnicas, recomendações e destinações do MPT

Notas Técnicas Conjuntas PGT e Coordenadorias Temáticas:

NOTA TÉCNICA 01/2020 - Para a atuação do Ministério Público do Trabalho em face da decretação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional para o novo coronavírus (COVID-19).

NOTA TÉCNICA 02/2020 - Documento norteia a atuação do MPT para reduzir impactos do coronavírus em trabalhadores e traz medidas voltadas a setores econômicos com atividades de risco muito alto, alto e mediado de exposição ao vírus.

NOTA TÉCNICA 03/2020 - Texto traça diretrizes para assegurar a igualdade de oportunidades e tratamento no trabalho para trabalhadoras e trabalhadores. Texto recomenda a flexibilização de jornada sem redução salarial para que trabalhadores atendam familiares doentes ou em situação de vulnerabilidade à infecção pelo coronavírus.

NOTA TÉCNICA 04/2020 - A nota traz diretrizes para a proteção de trabalhadoras e trabalhadores domésticos. Entre as recomendações estão o fornecimento de luvas, máscara e óculos de proteção a profissionais quando não for possível a dispensa do comparecimento.

NOTA TÉCNICA 05/2020 - Tem por objetivo a defesa da saúde dos trabalhadores, empregados, aprendizes e estagiários adolescentes. *Atualização: Em virtude do teor da Nota Técnica Conjunta PGT-Coordinfância 12/2020, publicada em 14 de julho de 2020, não mais prevalecem os termos presentes na Nota Técnica Conjunta PGT-Coordinfância 05/2020, publicada em 18 de março 2020

NOTA TÉCNICA 06/2020 - Tem por objetivo a promoção do diálogo social, a negociação coletiva e a proteção ao emprego e à ocupação diante do contexto socioeconômico decorrente da pandemia da Covid-19.

NOTA TÉCNICA 07/2020 - A nota traz diretrizes a serem observadas por empresas, sindicatos e órgãos da Administração Pública, nas relações de trabalho, a fim de garantir a proteção de trabalhadoras e trabalhadores com deficiência.

NOTA TÉCNICA 08/2020 - Nota Técnica para a atuação do MPT na promoção de medidas de prevenção e ao enfrentamento da violência e assédio nas relações de trabalho diante de medidas governamentais para a contenção da pandemia da doença infecciosa Covid -19

NOTA TÉCNICA 09/2020 - MPT estimula a contratação de refugiados e migrantes e defende que seja assegurada igualdade de oportunidades a esse segmento diante do quadro socioeconômico decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

NOTA TÉCNICA 10/2020- Tem por objeto a defesa da saúde e a manutenção dos contratos de trabalho dos empregados e aprendizes adolescentes, ante o disposto na Medida Provisória n.º 936, de 1.º de abril de 2020.

NOTA TÉCNICA 11/2020- Nota Técnica para a atuação do MPT na defesa da saúde e demais direitos fundamentais de professoras e professores no trabalho por meio de plataformas virtuais e/ou em home office durante o período da pandemia da Covid-19.

NOTA TÉCNICA 12/2020* - Traz o posicionamento da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT sobre o momento em que adolescentes devem retornar ao local de trabalho. * nota com numeração retificada em julho/2020.

NOTA TÉCNICA 13/2020 - Traz o posicionamento do MPT sobre portaria/Nota Informativa SEI 19627 ME que trata de medidas extraordinárias e suspensão de exigências administrativas em saúde e segurança no trabalho, como exames médicos ocupacionais.

NOTA TÉCNICA 14/2020 - Nota técnica da atuação do MPT para assegurar a proteção à saúde, cultura e igualdade de oportunidades no trabalho para trabalhadoras e trabalhadores indígenas.

NOTA TÉCNICA 15/2020 - Traz diretrizes para a proteção de profissionais de saúde durante a pandemia, como orientações sobre afastamento e uso de equipamento de proteção individual.

NOTA TÉCNICA 16/2020 - Diretrizes de proteção contra a Covi-19 para trabalhadores que estão no grupo de risco e orientações para empregados com familiares que fazem parte desse grupo.

NOTA TÉCNICA 17/2020- Nota Técnica da atuação do MPT para a proteção da saúde e demais direitos fundamentais das trabalhadoras e dos trabalhadores em trabalho remoto ou home office.

NOTA TÉCNICA 18/2020 - Diretrizes sobre fiscalização das normas de biossegurança, vigilância epidemiológica e de regularidade dos pagamentos nos contratos de prestação de serviços terceirizados na pandemia da Covid - 19.

NOTA TÉCNICA 19/2020 - Nota Técnica sobre as medidas de proteção da saúde e demais direitos fundamentais das trabalhadores e dos trabalhadores em empresas de teleatendimento.

NOTA TÉCNICA 20/2020 - Nota técnica com diretrizes a serem observadas por empregadores, empresas e entidades públicas e privadas que contratem trabalhadores e trabalhadoras, de adoção de medidas de vigilância em saúde do trabalhador para evitar agravamento da pandemia.

NOTA TÉCNICA 01/2021 - Nota Técnica sobre a proteção à saúde e igualdade de oportunidades no trabalho para trabalhadoras gestantes em face da segunda onda da pandemia do COVID 19.

NOTA TÉCNICA 02/2021 - Diretrizes para cumprimento da ordem de prioridade em vacinação contra a Covid-19.

NOTA TÉCNICA 03/2021 - Nota Técnica sobre a proteção à saúde de trabalhadoras gestantes, lactantes e proteção à primeira infância em face da pandemia de Covid- 19.

NOTA TÉCNICA SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927/2020 - Traz o posicionamento do MPT sobre a MP que traça novas regras trabalhistas em razão da pandemia da Covid- 19.

NOTA TÉCNICA SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 936/2020 - Traz o posicionamento do MPT sobre a MP que traça novas regras trabalhistas em razão da pandemia da Covid- 19.

NOTA TÉCNICA SOBRE O ART. 34 DO PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927/2020, QUE ALTERA O ART. 253 DA CLT - Traz o posicionamento do MPT sobre alteração que pode provocar prejuízos graves e irreparáveis à saúde das trabalhadoras e trabalhadores em frigoríficos do Brasil.

NOTA TÉCNICA SOBRE O ART. 28, PARÁGRAFO ÚNICO, DO PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 18/2020, DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927/2020 - Traz o posicionamento do MPT sobre artigo que suspende o cumprimento dos acordos trabalhistas e protestos de títulos derivados de rescisão trabalhista ou que disponham sobre plano de demissão voluntária.

Recomendações do Grupo de Trabalho da Covid-19:

RECOMENDAÇÃO no. 1 - Documento traz recomendação do MPT para que empresas aceitem autodeclaração de trabalhadores com sintomas da Covid-19 como justificativa para ausência ao local de trabalho.

RECOMENDAÇÃO nº 2 - Recomenda ao CEREST e à VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA a adoção de procedimentos com o objetivo de promover e proteger a saúde do trabalhador, bem como reduzir os impactos negativos trabalhistas decorrentes da pandemia de infecções por COVID-19, em especial, exigindo das empresas a elaboração de protocolos de Ações de Proteção da População de Risco, Ações de Proteção e Prevenção no Meio Ambiente de Trabalho, Ações de Manejo dos Casos de Síndrome Gripal e Casos Suspeitos e Confirmados de COVID e Ações de Comunicação e Treinamentos.

NOTA PÚBLICA - Revogação da lista de doenças relacionadas aos trabalho (LDRT)

GUIA TÉCNICO DE VACINAÇÃO/COVID-19

Notas Técnicas e Recomendações das Coordenadorias Temáticas:

NOTA TÉCNICA CONAFRET 01/2020 - Para orientação da atuação do MPT em face das medidas governamentais de contenção da pandemia da doença infecciosa COVID 19, voltada às empresas de transporte de mercadorias e de transporte de passageiros, por plataformas digitais.

NOTA TÉCNICA CODEMAT/ PORTARIA FRIGORÍFICOS - Nota técnica da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e do Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos sobre a Portaria Conjunta 19/2020 do governo federal.

RECOMENDAÇÃO CONATPA - Setor de Portos - Recomenda às empresas do setor portuário, aos órgãos gestores de mão de obra do trabalho portuário e às autoridades portuárias a adoção de medidas de segurança para enfrentamento da pandemia (Covid-19).

PACTO SETORIAL EMERGENCIAL/COMBUSTÍVEIS - Pacto firmado para unificar as orientações e os procedimentos a serem adotados por empregadores, empregados, fornecedores e clientes no setor de postos revendedores de combustíveis para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Destinações:

O Ministério Público do Trabalho (MPT) já destinou em torno de R$ 378,1 milhões a ações de combate à Covid-19, segundo levantamento publicado nesta quarta-feira (26). Garantidos por decisões da Justiça do Trabalho ou por acordos extrajudiciais (Termos de Ajuste de Conduta – TACs), os recursos vêm sendo repassados a hospitais, associações de saúde, universidades, entes da federação, entre outros, para a execução de ações de enfrentamento ao coronavírus.

Entre as ações custeadas com os valores estão a aquisição equipamentos de proteção individual a profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença, a compra de respiradores, ventiladores pulmonares e kits de testagem para saber se a pessoa contraiu o vírus, o financiamento de pesquisas, entre outras medidas. Os valores das reversões são fruto de indenizações por danos morais coletivos ou multas trabalhistas, que têm por finalidade a reparação da sociedade pelos prejuízos causados por empregadores, com violações trabalhistas que afetam inclusive o sistema de saúde.

A tabela abaixo mostra as quantias destinadas até 20 de setembro de 2021, para quem e para que finalidade foi direcionado o recurso.

TABELA COM DESTINAÇÕES DO MPT PARA AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À COVID-19 PUBLICADA NO DIA 20 DE SETEMBRO DE 2021

Outros documentos:

CUIDADOS MÚTUOS PARA EVITAR O CONTÁGIO NO TRABALHO DOMÉSTICO

CORONAVÍRUS: ENTENDA O SIGNIFICADO DAS SIGLAS

MPT RESPONDE COVID -19: Perguntas e Respostas sobre uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e medidas de proteção dos profissionais dos serviços da saúde.

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br

Tags: Ministério Público do Trabalho, recomendação, Procuradoria Geral do Trabalho, COVID-19, Nota Técnica, Destinações

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • socioambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • Portal de Direitos Coletivos