Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é marcado com reunião do Cetrap/MS e do Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas no MPT
31-07-2015 – Em reunião do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap/MS) realizado no dia 30 de julho, no Ministério Público do Trabalho, o procurador do trabalho Cícero Rufino Pereira, coordenador do Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas (FTD-ETP), falou sobre a criação do Fórum Mulher. “O Fórum Mulher foi criado no dia 25 de julho de 2014, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e surgiu da necessidade de sensibilização de pautas específicas da mulher”, explicou.
Também foi lembrado, durante a reunião, que no dia 13 deste mês o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei 8069/90, completou 25 anos de existência. O procurador do trabalho abordou os desafios da proteção de crianças e adolescentes. “Infelizmente, o referido estatuto, apesar de inúmeras vitórias, ainda não foi adequadamente implementado, inclusive com relação a temática do enfrentamento ao tráfico de pessoas, tanto na modalidade trabalho escravo, quanto na modalidade exploração sexual de crianças e adolescentes”, completou.
A coordenadora do Fórum de Trabalho Decente Mulher (Fórum-MULHER), Danielli Santos de Carvalho relembrou as atividades desenvolvidas pelo Fórum-MULHER neste primeiro ano e convidou os presentes para Colóquio Interno de Comemoração 1 ano do Fórum de Trabalho Decente Mulher, no dia 3 de agosto, às 14h no MPT. “O colóquio marca a comemoração deste primeiro ano de atuação e a busca de eventuais novas parcerias”, afirma.
Durante a reunião do CETRAP foi discutida a formalização do Comitê para ampliar sua atuação. “O comitê surgiu de um grupo de pessoas que se interessou pela temática de tráfico de pessoas e se uniram para buscar formas de enfrentamento”, relembra o Coordenador do CETRAP/MS, Antonio José Ângelo Motti. E completa, “nosso combate não é de forma repressiva, o combate ao tráfico é feito de forma humana. Nosso foco são as vítimas”.
Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
O Dia 30 de julho marca o enfrentamento ao tráfico de pessoas, a data foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para marcar a data de aprovação do Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas, em julho de 2010.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS
Tags: combate, tráfico de pessoas, MPT-MS