Campanha alerta sobre trabalho infantil
24-07-2015 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) desenvolve campanha com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar a população sobre os prejuízos da exploração da mão de obra infantojuvenil. Em Mato Grosso do Sul, a mensagem de alerta contra essa prática circula nos ônibus da capital e está afixada em outdoors em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
A iniciativa pretende conscientizar sobre a necessidade de mudança da sociedade frente a exploração de crianças e adolescentes. A exploração do trabalho de crianças e adolescentes é uma das mais graves violações de direitos humanos, por retirar delas a formação escolar, o desenvolvimento saudável e a cidadania.
“Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade”
A mensagem é parte da campanha de 2015 lançada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Neste ano, o tema da campanha é “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade”.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho em Dourados, Cândice Arosio, titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) em Mato Grosso do Sul, afirma que o trabalho na infância é visto pela sociedade como uma solução para a criminalidade, porém é um mito e acarreta graves consequências para as crianças e adolescentes.
“Se fosse assim, não haveria menores infratores, pois a maioria deles já são trabalhadores e já não estão na escola. Quando começam a trabalhar antes do tempo, geralmente abandonam a escola ou não tem mais aproveitamento”, afirma. A procuradora do trabalho, Cândice Arosio, explica que estas crianças e adolescentes quase sempre eles estão em sub-empregos, em condições insalubres, como em mecânicas e bares. “Como não dão prioridade para escola, acabam não tendo escolaridade mínima para um emprego melhor e ficam sempre em um eterno círculo de pobreza”, conclui.
Campanha
Em Campo Grande, os outdoors estão fixados na Rua 13 de maio, entre 26 de Agosto e a Fernando Corrêa da Costa; na Avenida Ernesto Geisel, próxima ao cruzamento com a Rua Brilhante, e na Avenida Ceará, próxima ao viaduto da Avenida Afonso Pena. Em Dourados, os pontos escolhidos estão na Presidente Vargas e na Hayel Bon Faker; em Três Lagoas, na Avenida Filinto Muller; e, em Corumbá, na Avenida Dom Pedro II. A campanha também está nos ônibus da Capital, nos veículos que circulam pela região central e comercial, em vias com grande fluxo de pedestres e veículos e atendem a região das Moreninhas, Tiradentes, Julio de Castilho, Nova Bahia e José Abrão.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS
Tags: combate, Coordinfância , MPT-MS