Fórum de Trabalho Decente retorna à Anastácio para verificar cumprimento de acordo

Objetivo foi o de verificar o uso dos equipamentos destinados à minipadaria para capacitação da comunidade local. 

15/09/2014 – Após dois anos da assinatura do termo de doação e compromisso firmado com a prefeitura de Anastácio, município na região oeste de Mato Grosso do Sul, o Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas retornou ao município, no último dia 4 de setembro, para verificar o andamento das atividades de capacitação.

O município de Anastácio foi beneficiado com a doação de máquinas e equipamentos para uma minipadaria com o objetivo de promover capacitação de comunidades carentes. As máquinas e equipamentos para a minipadaria foram doados pelo Ministério Público do Trabalho por meio de valores obtidos por força de termos de ajuste de conduta (TACs) e acordos judiciais.

Para funcionamento da padaria, o município de Anastácio realizou a instalação dos equipamentos e implementos, como energia elétrica, gás, trigo, fermento, para elaboração de pães e pizzas, e realiza a manutenção.

A minipanificadora foi instalada no Centro de Capacitação e Formação Profissional e, hoje, a produção de pães, salgados e biscoitos atende a três programas sociais desenvolvidos para crianças e adolescentes, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Peti, e a Patrulha Mirim, e o Conviver, programa voltado ao público da terceira idade por meio de cursos de geração de renda. As instalações são utilizadas para cursos culinários voltados à população.

Segundo o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-MS), Cícero Rufino Pereira, coordenador do Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas (FTD-ETP), "este empreendimento faz parte do projeto MPT na Escola em Anastácio (MS) e nos enche de orgulho e crença que o ser humano ainda consegue ser solidário e consciente".

A produção de pães, salgados e biscoitos atende a três programas sociais desenvolvidos para crianças e adolescentes, como o Peti. Fotos: Sérgio Massao - MPT/MS
A produção de pães, salgados e biscoitos atende a três programas sociais desenvolvidos para crianças e adolescentes, como o Peti. Fotos: Sérgio Massao - MPT/MS
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034 | www.prt24.mpt.gov.br | twitter: @MPT_MS

Imprimir