MPT amplia acesso do cidadão a informações com serviço de Peticionamento Eletrônico

Sistema vai dar mais celeridade à tramitação de documentos e procedimentos

15/09/2014 - O serviço de “Peticionamento Eletrônico” já está disponível nos sites das regionais do Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o país. Além de ampliar o acesso do cidadão a informações de interesse público, o sistema vai dar mais celeridade à tramitação interna de documentos e procedimentos.

Todas as funcionalidades do “Peticionamento Eletrônico” estão disponíveis na aba “Serviços”, do menu superior. Qualquer cidadão pode se cadastrar para acessar informações sobre investigações de seu interesse.

No ar 24 horas por dia, a plataforma possibilita consulta a andamento de procedimentos digitais, protocolo e assinatura de petições em qualquer horário. Quem já tem assinatura eletrônica recebe automaticamente seu login e senha por e-mail, após fazer o cadastro no site. Quem não tem assinatura eletrônica, deverá comparecer à unidade do Ministério Público do Trabalho mais próxima, após efetuar o cadastro, para receber login e senha.

No link “perguntas frequentes” o usuário encontra um detalhado acervo de informações úteis que garantem sua autonomia na operação do sistema.

O peticionamento eletrônico precede implantação nacional do procedimento eletrônico, no âmbito do Ministério Público do Trabalho, que está prevista para o dia 22 de setembro. Além de facilitar o acesso para o cidadão via internet, o procedimento eletrônico elimina etapas do trâmite dos autos em papel e vai resultar em mais celeridade no andamento das denúncias.

Novo sistema de denúncias - O sistema de denúncias também foi modernizado para oferecer mais agilidade e segurança aos usuários que buscam o serviço. As denúncias enviadas por e-mail geram automaticamente a abertura de procedimento investigatório. O envio de denúncia pela internet é rápido, é sigiloso e pode ser anônimo.


Informações: Ministério Público do Trabalho (MPT)

Imprimir