MPT-MS e TRT-MS realizam lançamento do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas de 2023
O torneio faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem
28/09/2023 - Na última sexta-feira (22), o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) e o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizaram o lançamento do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2023, na sede do TRT-MS. O torneio faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, com a finalidade de incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combate à exploração da mão-de-obra infantil.
A procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, destacou que o torneio tem o propósito de unir as comunidades indígenas por meio do esporte, ressaltando a importância dessa iniciativa, especialmente em face aos casos de trabalho infantil que ainda ocorrem no estado. “Usando o esporte e a cultura para efetivamente integrar essas pessoas, fazê-las pertencentes a nossa comunidade. E fazer com que o esporte seja um veículo para promoção dos direitos humanos”.
O gestor regional do Programa, desembargador João de Deus, agradeceu os parceiros dos projetos e enfatizou a importância do torneio para os povos indígenas: “O objetivo é atingir os povos indígenas de 15 a 17 anos. A inclusão por meio do esporte e da educação é para que eles possam desenvolver um preparo intelectual e esportivo, além de facilitar sua inserção no mercado de trabalho”.
O evento contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Evandro Pereira Valadão Lopes, que parabenizou os parceiros pela iniciativa.
“A importância é, na verdade, resgatar o orgulho, resgatar esse sentimento que o jovem tem valor, que eles podem buscar um futuro melhor, sonhar. E o grande papel desse programa é mostrar a necessidade da valorização da educação dos nossos jovens, que é necessário que eles tenham autoestima, buscar programas que valorizem isso, que façam o jovem sonhar”, afirmou o ministro.
De acordo com a juíza e gestora do programa, Dea Yule, por meio do futebol, os jovens podem desenvolver várias habilidades socioemocionais, como o trabalho em equipe, liderança e resiliência, e destacou que tem jovens do torneio passado que já estão jogando em times profissionais. O cacique da Aldeia Marçal de Souza, de Campo Grande-MS, Josias Jordão Ramires, afirmou que é uma satisfação estar participando mais uma vez da competição e desejou um bom torneio para todos os participantes. Mato Grosso do Sul tem a terceira maior população indígena do Brasil.
Ao todo, 160 atletas de 15 a 17 anos de oito equipes participarão do segundo torneio que será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, no Estádio Jacques da Luz, na Moreninha II, com entrada gratuita à população.
Serviço
2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas
Data: 7 e 8 de outubro
Estádio Jacques da Luz, Moreninha II
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul com informações do TRT-MS
Informações: (67) 3358-3035 | (67) 99247-6162 | (67) 99275-8636
www.prt24.mpt.mp.br | Twitter: @MPT_MS | Instagram: @mpt_ms
Tags: Coordenadoria nacional de combate a exploração do trabalho da criança e do adolescente , Coordinfância , Aprendizagem, esporte, indígena, comunidades tradicionais