MPT-MS divulga agenda para fortalecimento da saúde do trabalhador em 2023
Ações foram apresentadas durante encontro das equipes do estado que atuam na temática, e incluem capacitações e distribuição de material de orientação
05/12/2022 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) apresentou, nesta quinta-feira (1º/12), as ações da instituição a serem implementadas em 2023 para fortalecer a saúde dos trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas, uma iniciativa que visa capacitar equipes nas temáticas do câncer relacionado ao trabalho e atuação em frigoríficos.
A apresentação foi realizada durante o ‘Encontro Integrado da Vigilância em Saúde do Trabalhador e Controle Social’ e ‘4ª Jornada Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora’, promovidos, em Campo Grande, pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-MS) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MS), e que reuniu mais de cem técnicos da área.
A participação do MPT no evento faz parte das ações no âmbito do projeto nacional da instituição “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Sistema Único de Saúde (SUS)”, cujo objetivo é a aproximação das entidades que atuam no SUS para, desta forma, desenvolver estratégias conjuntas que resultem em benefícios para a saúde do trabalhador.
Um Procedimento Promocional para implementação do projeto em Mato Grosso do Sul foi instaurado no final de 2021 e, em março deste ano, tiveram início as ações práticas visando reduzir ou eliminar as formas de trabalho que prejudiquem a saúde dos cidadãos.
“Já foram realizadas diversas reuniões para interlocução e aproximação dos órgãos que atuam nesta temática e que, agora, começam a gerar resultado. Neste encontro foi lançada e distribuída a cartilha elaborada com apoio do MPT para nortear toda a atuação destes órgãos em 2023, padronizando procedimentos e orientando as equipes”, pontua a procuradora do Trabalho Claudia Noriler, titular de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do MPT-MS e coordenadora do projeto no âmbito regional.
“Este encontro oportunizou um espaço democrático de discussão sobre o trabalho como um dos determinantes da saúde ou doença, bem como apresentou os resultados das estratégias e ações realizadas pelos municípios e regiões de saúde no ano de 2022", acrescentou a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador e do Cerest/MS, Maria Madalena Xavier de Almeida.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 99211-3420 | (67) 99275-8636
www.prt24.mpt.mp.br | Twitter: @MPT_MS | Instagram: @MPT_MS
Tags: Ministério Público do Trabalho, saúde e segurança, MPT-MS, Dourados, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Saúde no trabalho, Frigoríficos, Frigorífico, Saúde, Profissionais de saúde, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador