MPT promoverá série de encontros estaduais de Categorias de Base de Futebol
Encontros são voltados para discussão sobre a formação de atletas e o combate ao assédio e ao abuso sexual de crianças e adolescentes no esporte
Brasília (DF), 27/09/2022 – O Ministério Público do Trabalho vai realizar, a partir deste mês de setembro, uma série de encontros estaduais de Categorias de Base de Futebol. A ação é realizada por iniciativa da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho da Criança e do Adolescentes (Coordinfância), por meio do Grupo de Trabalho Atletas Adolescentes, com apoio das Federações Estaduais de Futebol, Secretarias Municipais do Esporte, Lazer e Juventude, da Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunais Regionais do Trabalho, Ministério Público Estadual, Conselhos Regionais de Educação Física, Tribunais de Justiça Desportiva, Ministério do Trabalho e clubes profissionais que tenham certificado de clube formador.
O objetivo é discutir e esclarecer questões relacionadas à formação de atletas adolescentes, incluindo informações sobre medidas preventivas e repressivas contra o assédio e o abuso sexual de crianças e adolescentes no esporte.
O primeiro encontro acontecerá no próximo dia 30 de setembro, em Curitiba, no Paraná, das 13h às 18h. Contará com a participação de aproximadamente 300 adolescentes integrantes das categorias de base do Azuriz Futebol Clube, Clube Athletico Paranaense, Coritiba Futebol Clube e Paraná Soccer Technical Center (PSTC). Também serão oferecidas 100 vagas para o público externo.
Depois do Paraná, os encontros acontecerão nos dias 3 de outubro (Rio Grande do Sul), 10 de outubro (Minas Gerais), dia 7 de novembro (Rio de Janeiro) e em Pernambuco, onde ainda não há data definida.
No Rio Grande do Sul, será realizado no auditório do MP/RS, com a participação de 130 atletas das categorias de base do Esporte Clube Juventude, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional. Além disso, foram enviados convites para atletas de outros clubes, tanto para participação presencial, quanto no formato online, uma vez que o evento também será transmitido pelo canal do YouTube do MP/RS para todos os interessados.
Em Minas Gerais, cerca de 200 atletas adolescentes das categorias de base do Atlético Mineiro, Cruzeiro, América, Siderúrgica, Coimbra, Formiga e XV de Novembro participarão do encontro, que será realizado no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, na data de 10 de outubro.
No Rio de Janeiro, serão reunidos em torno de 200 (duzentos) atletas oriundos das categorias de base do Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Resende e Volta Redonda, em local ainda a ser definido.
Assim, os encontros estaduais envolverão mais de 800 atletas adolescentes e 20 clubes de futebol.
Dignidade é nosso esporte
Durante os eventos, os participantes terão oportunidade de trocar experiências com adolescentes de outros clubes, além de conhecer a campanha do MPT Dignidade é nosso esporte, que tem por objetivo informar sobre os direitos dos atletas, oferecendo ferramentas para entender a diferença entre o desenvolvimento esportivo saudável e protegido e a exploração do trabalho infantil, contribuindo para a identificação de situações de abuso e para a concretização de seus direitos constitucionais e legais.
Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br
Tags: Ministério Público do Trabalho, Combate ao trabalho infantil, abuso sexual, Assédio