MPT homenageia secretária-executiva do FNPETI
Isa Oliveira anunciou que deixará cargo após 27 anos atuando na entidade
Brasília, 21/02/2021 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) prestou homenagem nesta última sexta-feira (18) a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, que deixará o cargo após 27 anos na entidade. A homenagem ocorreu durante reunião ordinária virtual realizada pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). O encontro também contou com a participação de ex-integrantes da coordenadoria e de representantes de outras entidades e instituições ligadas ao tema, dentre eles os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lélio Bentes e Kátia Arruda.
No encontro, Isa Oliveira ressaltou que a caminhada na luta pelos direitos das crianças e adolescentes nunca seria possível sozinha. “O Fórum Nacional sempre contou com a parceria do MPT, da SIT, da OIT, do Sinait, do Unicef, da CUT e de todos os demais, em especial a Coordinfância. Compartilho de coração essa homenagem com todos que estiveram nesta luta e agradeço pelo privilégio de ter convivido com vocês”.
A homenageada lembrou que sua trajetória no FNPETI começou quase no mesmo período em que a Coordinfância foi criada e destacou a convergência de ideias com o MPT ao longo da trajetória de luta pela erradicação do trabalho infantil. “Tivemos problemas com governos e empregadores, mas a gente tem uma identidade que fez a diferença em muitos momentos de grande tensão e desafios como foi durante a elaboração da lista de piores formas de trabalho infantil. Naquele momento, essa força foi necessária para que a gente conseguisse os resultados que todos já conhecem”, enfatizou.
A coordenadora nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real, afirmou que a Isa deixa um grande legado para todas e todos que lutam contra o trabalho infantil, sendo um exemplo de luta, coragem, força e resistência. “Aprendi muito com você. Foram anos muito intensos, tivemos momentos difíceis, de convergências e divergências, e juntas crescemos na divergência. Você nos deixa em um momento sensível para a pauta da infância, muito especialmente no que se refere ao enfrentamento do trabalho infantil.”, disse.
A subprocuradora-geral do Trabalho, Eliane Araque, primeira coordenadora nacional da Coordinfância, representou o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, e a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel. Na ocasião, a subprocuradora-geral do Trabalho afirmou que Isa Oliveira é um exemplo de luta e de atuação voltada ao diálogo e à articulação para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “O fórum sempre foi uma referência, mas você colocou em um patamar de reconhecimento nessa luta de combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente e de garantia dos direitos e, ainda mais, de não retrocesso desses direitos”, disse.
A homenagem contou ainda com a exibição de um vídeo com depoimento de representantes do Fórum Nacional, de integrantes de instituições parceiras, de diversos ex-coordenadores e ex-coordenadoras nacionais da Coordinfância (Eliane Araque, Rafael Marques, Elisiane Santos, Valesca Monte, Patrícia Sanfelici e Luciana Coutinho), bem como dos jovens ativistas Andrey Nascimento e Felipe Caetano.
Fórum
O FNPETI foi criado em novembro de 1994 e tem como foco promover articulação e mobilização dos agentes institucionais envolvidos com políticas e programas de enfrentamento ao trabalho infantil e de proteção ao adolescente trabalhador. O fórum é um espaço não-governamental permanente e sua composição conta com representantes do governo federal, dos trabalhadores, dos empregadores e entidades da sociedade civil (ONGs).
Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br
Tags: Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria nacional de combate a exploração do trabalho da criança e do adolescente , Coordinfância , Combate ao trabalho infantil