Procuradoras e procuradores do MPT e do MPF tomam posse na PGR
Solenidade realizada na tarde desta terça-feira (11) foi presidida pelo procurador-geral da República em exercício, Humberto Jacques de Medeiros
Brasília, 12/01/2022 - Quinze novos procuradoras e procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) aprovados no 21º concurso para ingresso na carreira tomaram posse na tarde desta terça-feira (11) em cerimônia realizada na Procuradoria-Geral da República. A solenidade foi presidida pelo procurador-geral da República em exercício, Humberto Jacques de Medeiros, e também contou com a posse de três procuradores da República aprovados no 29º Concurso de Provas e Títulos do Ministério Público Federal (MPF).
Ao discursar em nome dos novos integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), a empossanda Gabriela Menezes Zacareli lembrou dos desafios impostos pela pandemia durante o concurso. “Após um ano extremamente conturbado em meio à pandemia de Covid-19, isolamento social, crise sanitária e muitas incertezas, a notícia da aprovação foi uma luz de esperança. Esperança de dias melhores, de um início de novo ciclo, de poder fazer a diferença e contribuir como procuradora do Trabalho para a melhoria das condições sociais da população brasileira tão profundamente afetada pelas consequências nefastas da pandemia”, disse.
Em seu discurso, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, destacou que a carreira do Ministério Público permite dar a voz a milhares de pessoas para que sejam tratados com a dignidade que é inerente ao ser humano. “O Ministério Público existe para tornar concreto o objetivo de ofertar um mundo melhor às presentes e às futuras gerações”.
O PGT ressaltou, ainda, os efeitos negativos decorrentes da Covid-19 após quase dois anos da declaração oficial da pandemia, sobretudo no mundo do trabalho, que foi profundamente abalado. “Neste cenário, somos convocados a agir com empatia, com responsabilidade global e com senso de unidade na humanidade. Nessa convocação, a crise é o plano de fundo que nos exige reinventar”, afirmou.
A vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva, enfatizou que os novos integrantes do MPT tomam posse em um momento desafiador. “Nesse contexto, é cada vez mais necessário, inclusive, repensar a forma de atuação do Ministério Público do Trabalho para torná-la ainda mais efetiva e facilmente perceptível aos destinatários dos direitos sociais. Não somos inimigos do desenvolvimento econômico, mas ao contrário, defendemos um que seja sustentável e não negocie com o bem mais precioso que homens e mulheres possuem, qual seja, sua dignidade”, afirmou.
O evento seguiu os protocolos de segurança sanitária para prevenção e controle da transmissão da Covid-19, inclusive com obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação, conforme medidas estabelecidas por portarias da PGR.
Veja abaixo a relação dos 15 novos procuradoras e procuradores do MPT:
Gabriela Menezes Zacareli
Eduardo Rodrigues do Nascimento
Ricardo Oliveira Freaza Garcia
Mariane Moterani Silva
Elysa Tomazi
Pedro Henrique Godinho Faccioli
Joali Ingracia Santos de Oliveira
Michéle da Rocha
Daniel Carvalho Oliveira
Iandra Salviano Araújo
Luciana Correia da Silva
Katiesla dos Santos Costa
Cláudio Cobas Costa Cunha
Pedro Ivo Gabriel de Castro Dourado
Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha
Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br
Tags: Ministério Público do Trabalho, Procuradores, Concurso, Ministério Público Federal