Comissão define vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2019
Neste ano, foram inscritos 75 trabalhos, produzidos por 142 alunos de 19 municípios; produções irão disputar prêmio nacional com trabalhos selecionados em outros estados do país
12/09/2019 - A comissão julgadora do Prêmio MPT na Escola em Mato Grosso do Sul finalizou, nessa quarta-feira (11), a apuração dos trabalhos vencedores da etapa estadual do concurso. Foram selecionadas as três melhores produções artístico-cultural, em cada uma das cinco categorias – conto, curta-metragem, desenho, música e poesia – que compõem o prêmio. Neste ano, 142 estudantes do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas de 19 municípios, participaram da competição. Os primeiros lugares de cada categoria se classificam automaticamente para a fase nacional do prêmio, que reúne os trabalhos vencedores em outros estados do país.
Desde 2012, o projeto MPT na Escola – que se encerra com a premiação – vem capacitando educadores de Mato Grosso do Sul para atuarem, em salas de aula, como multiplicadores de conhecimento sobre as situações que configuram trabalho infantil e os malefícios decorrentes dessa irregularidade. A dinâmica funciona como uma espécie de teia, que conscientiza alunos para o problema e estes levam para as respectivas casas e comunidades o conteúdo assimilado, desconstruindo principalmente mitos que estão em torno do trabalho infantil e rompendo barreiras culturais de permissibilidade.
O potencial transformador da iniciativa é percebido sem muito esforço, como explica a procuradora do MPT-MS e gerente nacional do projeto Resgate à Infância, no qual o MPT na Escola está inserido, Cândice Gabriela Arosio. “Soluções para as questões da infância não são fáceis. Mas, se conseguirmos atingir a vida de uma única pessoa, mudando ou influenciando o seu destino em busca de um futuro diferente, longe da violência, do descaso e do trabalho infantil, tudo terá feito sentido e terá valido a pena”, disse.
Em 2019, estudantes das 4ª e 5ª séries do ensino fundamental desenvolveram produções artístico-cultural baseadas no tema trabalho infantil, destacando aspectos como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, projetos e ações de prevenção e repressão. Já um outro assunto, a profissionalização do adolescente, foi explorado pelos alunos das 6ª e 7ª séries.
Metodologia
O projeto MPT na Escola é dividido em cinco etapas e, na prática, opera assim: por meio de acordos de cooperação, técnicos das Secretarias de Educação são capacitados em oficinas para atuar como coordenadores municipais do programa; após, diretores, coordenadores pedagógicos e/ou professores recebem instruções e multiplicam o saber nas unidades escolares, compartilhando as orientações com os demais educadores; estes, então, abordam o tema trabalho infantil em sala de aula e incentivam os alunos a produzirem tarefas que permitam avaliar a eficácia do projeto.
Além de oferecer material pedagógico, sugerindo a inclusão do assunto no currículo das escolas, o Ministério Público do Trabalho também articula parcerias junto a outros atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, acompanha e avalia a execução do projeto. Somado a isso, o MPT realiza debates e palestras nas escolas, com foco na conscientização dos pais para que não explorem nem tolerem a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
O objetivo do projeto é que os alunos, após aprenderem sobre o que é o trabalho infantil e suas consequências, produzam atividades literárias, artísticas e culturais. O resultado é apresentado em encontros municipais e estaduais.
Origem
O MPT na Escola é a versão nacional de uma iniciativa que teve início no Ceará em 2008: o Peteca, uma mistura de Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) com Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente) e que está presente em mais de 140 municípios cearenses. A iniciativa já mobilizou quase 350 mil estudantes e mais de 23 mil profissionais de ensino. Entre 2009 e 2015, o Ceará reduziu em mais de 70% os casos de trabalho precoce, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em 2018, Mato Grosso do Sul teve projeção na fase nacional. Na categoria curta-metragem, o primeiro lugar para alunos das 4ª e 5ª séries ficou com a Escola Municipal Nelson Mangabeira, do Município de Ladário, e o primeiro lugar para alunos das 6ª e 7ª séries foi conquistado pela Escola Municipal Professor Delmiro Salvino Bonin, em Nova Andradina. O destaque nacional também ocorreu nas categorias música – 2ª colocação para a Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, em Nova Andradina, e esquete teatral – 3º lugar para a Escola Municipal Rui Barbosa, em Caarapó.
Lista dos vencedores de cada categoria
Grupo 01 – alunos de 4º e 5º anos
Conto 4ª e 5ª séries:
1º - Município de Paranaíba – E.M. Major Francisco Faustino Dias
2º - Município de Costa Rica – E.M. Professor Alexandre de Morais
3º - Município de Rio Brilhante – Centro Educacional Municipal Criança Esperança I
Curta-metragem 4ª e 5ª séries:
1º - Município de Itaporã – E.M. Professora Sonia Teixeira Paiva
2º - Município de Ponta Porã – E.M Ramiro Noronha
3º - Município de Corumbá – E.M. José de Souza Damy
Desenho 4ª e 5ª séries:
1º - Município de Nova Andradina – E.M. Machado de Assis
2º - Município de Alcinópolis – E.M. Alcino Carneiro
3º - Município de Corumbá – E.M. Rural de Educação Integral Monte Azul
Música 4ª e 5ª séries:
1º - Município de Corumbá – E.M. José de Souza Damy
2º - Município de Antônio João – E.M. Maika Sanabria Pinheiro
3º - Município de Nova Andradina – E.M. Luís Claudio Josué
Poesia 4ª e 5ª séries:
1º - Município de Naviraí – E.M. José Martins Flores
2º - Município de Nova Andradina – E.M. Luís Claudio Josué
3º - Município de Corumbá – E.M. Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso
Grupo 02 – alunos de 6º e 7º anos
Conto 6ª e 7ª séries:
1º - Município de Ponta Porã – E.M. Ramiro Noronha
2º - Município de Paranaíba – E.M. Dona Maria Paula de Oliveira
3º - Município de Corumbá – E.M. José de Souza Damy
Curta-metragem 6ª e 7ª séries:
1º - Município de Ladário – E.M. Nelson Mangabeira
2º - Município de Corumbá – E.M. Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso
*apenas 2 inscritos nesta categoria
Desenho 6ª e 7ª séries:
1º - Município de Corumbá – E.M. José de Souza Damy
2º - Município de Rio Brilhante – E.M. Euclides da Cunha
3º - Município de Bela Vista – E.M. Pedro Ajala
Música 6ª e 7ª séries:
1º - Município de Ponta Porã – E.M. Rural Juvenal Froes
2º - Município de Corumbá – E.M. Rural de Educação Integral Monte Azul
3º - Município de Costa Rica – E.M. Francisco Martins Carrijo
Poesia 6ª e 7ª séries:
1º - Município de Corumbá – E.M. José de Souza Damy
2º - Município de Costa Rica – Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa
3º - Município de Alcinópolis – E.M. Alcino Carneiro
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035
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