MPT/MS prestigia formação da primeira turma de Jovens Aprendizes Rurais em Dourados

Estudantes do ensino médio foram capacitados para atuar como mecânicos de tratores agrícolas

21/11/2016 - No último dia 11, a procuradora do Trabalho em Dourados Cândice Gabriela Arosio participou da cerimônia de entrega de certificados para os aprendizes da primeira turma de Mecânicos de Manutenção de Tratores Agrícolas.

A iniciativa teve início em setembro de 2015, sendo desenvolvida pelo programa Senar Jovem Aprendiz Rural/MS com o apoio do Sindicato Rural de Dourados. O objetivo é suprir a demanda por mão de obra capacitada para as vagas que surgem no setor agroindustrial, assim como contribuir para a formação humana do público jovem e o desenvolvimento socioeconômico regional.

Para Cândice Arosio, o êxito obtido com esse projeto-piloto deve ser estendido a outros segmentos e localidades do estado, demonstrando aos jovens as oportunidades que podem encontrar no meio rural. “Foi uma experiência rica e de vanguarda, que superou diversos obstáculos até a sua conclusão, começando pelo fato de atrair jovens que querem ser aprendizes no campo, o que não é algo muito comum no cenário atual”, observou.

Ainda segundo a procuradora, o Senar/MS respondeu ao principal entrave apontado pelas empresas que têm condições de aderir ao projeto Jovem Aprendiz. “Com frequência, atendemos representantes de empresas que desejam cumprir a cota de contratação de aprendizes, porém, os empregadores esbarram na falta de conhecimento e de formação profissional”, lembrou.

Já na avaliação da diretora-secretária do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, o curso aproximou os jovens da realidade prática. “Uma das principais dificuldades que eles encontram quando vão procurar emprego é responder à pergunta: ‘você tem experiência?’. O programa preenche essa lacuna ao permitir que o aluno tenha oportunidade de acompanhar o cotidiano operacional”, sustentou.

Projeções para o futuro

Para o formando Tiago de Oliveira, de 18 anos, a capacitação apresentou uma série de possibilidades para que se desenvolva profissionalmente. “O curso abriu minha mente, pois aprendi muito e fiz boas amizades, tanto com os professores quanto com os profissionais da usina onde realizamos o estágio. Encerro esse ciclo já pensando em novas qualificações e pretendo me inscrever no processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio do Senar/MS”, comentou.

Embrião

Desde 2013, Dourados protagoniza ações voltadas à inclusão de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. O projeto “Promovendo o Futuro”, por exemplo, implantado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu em outubro daquele ano gestores de políticas públicas, empresários e entidades que prestam serviços de aprendizagem para discutir alternativas capazes de inserir jovens com idade entre 14 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade, na aprendizagem profissional.

Essa iniciativa pioneira surgiu a partir de uma ideia da procuradora Cândice Arosio que, em visita a um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Dourados, percebeu as possibilidades de alcançar também os adolescentes das famílias atendidas naqueles espaços. Como parte das atividades do curso, os alunos fizeram visitas a empresas, participaram de aulas de oratória e preparatórias para entrevistas de emprego.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, com dados da Famasul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho, inclusão social

Imprimir