Expansão da coleta seletiva avança com proposta de medidas mais céleres

Reunião de trabalho aconteceu nesta quarta-feira entre representantes do MPT, MPE, Município e Solurb

23/03/2016 - Dando sequência às discussões iniciadas em audiência pública, o procurador do trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes participou nesta quarta-feira, 23 de março, de reunião na sede do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em que se buscou definir ações mais céleres para garantir a expansão imediata da coleta seletiva em Campo Grande.

O impasse envolvendo catadores de materiais recicláveis, a Solurb – concessionária responsável pela limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos – e o Município de Campo Grande acumula meses e já trouxe como reflexos diversas manifestações e bloqueios de rodovia no estado. Os trabalhadores reclamam da baixa quantidade de material reciclável processada pela Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTR), gerida pela Solurb. Na outra ponta, a concessionária cobra do Município de Campo Grande suporte financeiro adicional ao contrato para ampliar áreas de coleta de material reciclável.

A reunião desta quarta-feira ocorreu no gabinete da 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, sendo coordenada pela promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro e com a presença do secretário Municipal Amilton Cândido de Oliveira e da diretora-presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), Ritva Cecília de Queiroz Garcia Vieira. A Solurb esteve representada pelo superintendente Élcio Garcia Terra e pelo gerente operacional Bruno Velloso Vilela.

Ao comentar os resultados do encontro, o procurador Paulo Douglas destacou que foram priorizadas medidas concretas, a curto prazo, que permitam o aumento substancial na quantidade de material reciclável e garantam a subsistência digna dos catadores.

As providências pactuadas serão, agora, debatidas em conjunto com os trabalhadores no próximo dia 28, às 14h, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho/24ª Região - Rua Pimenta Bueno, 139, Amambai -. “Será uma reunião ampla, em que apresentaremos as diretrizes definidas hoje, de modo que já na segunda-feira a Solurb e o Município iniciem essas ações”, esclareceu o procurador do trabalho.    

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho, condições de trabalho, negociação coletiva

Imprimir