Corumbá apresenta atividades do projeto MPT na Escola
09/10/2013 - Em evento promovido, no último dia 7, na Escola Municipal Almirante Tamandaré, no bairro Cravo Vermelho, alunos das escolas de Corumbá, onde foi desenvolvido o projeto MPT na Escola, apresentaram o resultado das atividades realizadas em sala de aula.
As apresentações de teatro foram o ponto alto do encerramento do projeto em Corumbá. Alunos de turmas de 7ª e 8ª séries encenaram histórias de trabalho infantil: mãe que obriga filha que quer se dedicar aos estudos a trabalhar, fazendeiro em busca de mão de obra barata de crianças, retratos de casos de exploração que o projeto visa coibir no país, com a conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.
Os estudantes ressaltaram, ainda, a importância da visita domiciliar dos profissionais de serviço social realizada para identificar qualquer tipo de vulnerabilidade social. A última peça teatral foi um desfecho para a história do vídeo "Você viu a Rosinha?". O vídeo narra a história de uma menina que é levada pela madrinha para estudar na cidade e acaba explorada em trabalho infantil doméstico. O fim termina sem um desfecho, com a mãe a procura da filha na cidade grande. A criatividade dos alunos foi além e criou um final para a história.
O procurador do trabalho Cícero Rufino Pereira agradeceu o empenho dos alunos, dos professores, direção da escola, coordenadora municipal do projeto MPT na Escola Laura Helena, e todos os envolvidos na execução. Segundo ele, foi uma surpresa verificar o resultado alcançado pelo projeto.
Todos contra o trabalho infantil - O MPT na Escola é um projeto nacional de prevenção e erradicação do trabalho infantil, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o país, por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, a Coordinfância.
O objetivo das ações é contribuir para a conscientização da sociedade dos prejuízos do trabalho infantil. Na fase de implantação, os educadores são capacitados para desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula e, ao final, os alunos apresentam as atividades realizadas.
Em Corumbá, o projeto alcançou alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034
www.prt24.mpt.gov.br
twitter: @MPT_MS