MPT apoia projeto que aproxima consumidores de micro e pequenos empreendedores de serviços essenciais

Plataforma “Fique No Lar” divulga estabelecimentos comerciais que oferecem delivery ou retirada de produtos

Fortaleza, 03/07/2020 - Com o intuito de garantir mais proteção a trabalhadores de atividades essenciais durante a pandemia da Covid-19, o Ministério Público do Trabalho (MPT) apoia o projeto “Fique no Lar”, que consiste em uma plataforma digital que aproxima os consumidores dos micro e pequenos empreendedores, por meio da divulgação de serviço delivery ou de retirada de mercadorias. A iniciativa gratuita foi criada pelos pesquisadores e alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e tem o apoio da secretaria estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará. O endereço é www.fiquenolar.com.

O site permite a divulgação dos estabelecimentos de qualquer local do Brasil, disponibilizando ambiente para cadastro dos serviços, contatos e mídias sociais. Está amplamente disponível, possibilitando um espaço de divulgação àqueles que prestam serviços em casa, fazem entregas em domicílio ou oferecem serviços de retiradas de produtos.

A plataforma é de uso fácil, intuitiva, gratuita, sem intermediação de pagamentos, lembrando que nem todos conseguem preencher os requisitos para participar das plataformas comerciais disponíveis no mercado, principalmente os micro empreendimentos, e aqueles ainda em situação de informalidade, além da exigência de contraprestação pecuniária.

O MPT figura como parceiro, colaborando na inserção de orientações de saúde e segurança do trabalho, disponíveis a partir de hoje a todos que acessarem a plataforma, que já conta com 3.000 empreendimentos cadastrados, em 20 Estados e 390 cidades, com mais de 19.000 acessos.

A parceria contempla o objetivo 8 da Agenda 2030 da ONU de promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos, o uso de modernização tecnológica, a promoção de políticas para geração de emprego, empreendedorismo, a proteção de direitos trabalhistas e promoção de ambientes de trabalho seguros.

O sucesso do projeto pode ser impulsionado em atuação promocional incentivando a adesão formal e gratuita dos estados e municípios, que podem divulgar livremente como plataforma oficial, por meio de requerimento ao email contato@lar.ifce.edu.br.

Mais informações estão disponíveis no site www.fiquenolar.ifce.edu.br ou www.fiquenolar.com, ou no aplicativo da plataforma (disponível para dispositivos Android), bem como no promo 000396.2020.03.001/3.

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Ceará
Informações: (85) 99123-0209
www.prt7.mpt.mp.br

Tags: Ministério Público do Trabalho, Instituto Federal, Delivery, Fique no Lar

Imprimir