Reunião com centrais sindicais discute assédio eleitoral, reforço do diálogo institucional e outros temas
Estiveram presentes à PGT representantes da CUT, Força Sindical, UGT e CTB
Brasília (DF), 16/09/2022 - O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, se reuniu, nesta quinta-feira (15.9), com os presidentes de quatro centrais sindicais do país, que procuraram a PGT para tratar de diversas pautas afetas à sua atuação. Estavam presentes os presidentes da CUT, Sérgio Nobre; da Força Sindical, Miguel Torres; da UGT, Ricardo Patah; e da CTB, Adilson Araújo.
Os representantes do movimento sindical expressaram preocupação com os relatos que têm recebido sobre episódios de assédio eleitoral envolvendo ameaças de redução salarial, de retirada de direitos e benefícios e de demissão. O PGT reforçou que casos dessa natureza devem ser denunciados ao MPT, que tomará as devidas providências. José de Lima ressaltou que a Instituição está preparada, em nível nacional, para o atendimento a qualquer demanda relacionada a direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, seja urgente ou não.
Os sindicalistas também solicitaram uma aproximação maior com as Coordenadorias Nacionais do MPT, para conhecerem com mais profundidade suas competências e atribuições. Em resposta, o PGT se comprometeu a discutir a possibilidade da realização de um evento reunindo as Coordenadorias e o movimento sindical, para troca de experiências e reforço do diálogo institucional. Outro assunto discutido foi a necessidade de proteção da integridade dos trabalhadores que vão atuar como mesários nas eleições.
Participaram também dessa agenda o diretor-geral do MPT, Gláucio Araújo de Oliveira; o bubprocurador-Geral do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima; o coordenador e o vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis), respectivamente, Ronaldo Lima dos Santos e Jefferson Luiz Maciel Rodrigues; e a vice-coordenadora da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades (Coordigualdade), Melícia Alves de Carvalho Mesel.
Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br
Tags: sindicatos, proteção dos trabalhadores, PGT, direitos trabalhistas, Assédio, assédio eleitoral, CUT