MPT destina R$ 3,5 mi para auxílio emergencial a vítimas de enchentes no RS

Recursos são resultantes da atuação institucional no combate a irregularidades trabalhistas

Brasília (DF), 10/05/2024 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) destinou, até o dia 9 de maio, R$ 3,5 milhões para auxílio emergencial a pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Os recursos são resultantes da atuação institucional no combate a irregularidades trabalhistas. Veja algumas ações do MPT.

Continue Lendo

Imprimir

Cartilha detalha atos antissindicais

Documento lançado pelo MPT visa orientar população sobre condutas ilícitas e como proceder em caso de irregularidade

Brasília (DF), 10/05/2024 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, nesta sexta-feira (10), a cartilha “Atos Antissindicais. O que fazer?”. Idealizada pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis) do MPT, o documento é uma orientação para que se combata as condutas antissindicais dentro de empresas e instituições públicas.

Continue Lendo

Imprimir

História da Conafret será tema de livro

Coordenadoria recebe artigos até o dia 30 de julho

Brasília (DF), 09/05/2024 - Até o próximo dia 30 de julho, a Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) do Ministério Público do Trabalho (MPT) recebe artigos para o Livro Comemorativo pelos 20 anos de sua atuação.

Continue Lendo

Imprimir

Audiência no Senado discute combate ao trabalho escravo doméstico no Brasil

Procurador do Trabalho afirma que problema envolve questões de gênero, raça e classe social

Brasília (DF), 09/05/2024 - O trabalho escravo no ambiente doméstico no Brasil é um problema que envolve questões de gênero, raça e classe social. A avaliação é do procurador do Trabalho Thiago Lopes de Castro, que participou, na segunda-feira (6/5), de audiência pública na Comissão de Direito Humanos (CDH) do Senado que debateu "Trabalho Escravo no Ambiente Doméstico". Castro abordou dois resgastes de mulheres submetidas à escravidão contemporânea no ambiente doméstico, classificados por ele como paradigmáticos: Madalena Gordiano, em Minas Gerais, e Sônia Maria de Jesus, em Santa Catarina.

Continue Lendo

Imprimir

Entidades assinam pacto pelo trabalho decente na cafeicultura no Brasil

Evento ocorre nesta quinta-feira (9), às 14h30, no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília

Brasília (DF), 09/05/2024 - Os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) vão assinar, nesta quinta-feira (9), o termo de adesão ao Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas e Garantia de Trabalho Decente na Cafeicultura no Brasil com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Continue Lendo

Imprimir