Daniela e Malu Mercury reforçam ações e parcerias com o MPT

A cantora e sua esposa participaram de evento na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, sobre igualdade e empregabilidade LGBTQIA+

Brasília, 23/05/2019 - Campeãs da Igualdade da Organização das Nações Unidas (ONU), a cantora Daniela Mercury e sua esposa Malu Verçosa Mercury participaram ontem (22) de evento ocorrido na sede da Procuradoria-Geral do Ministério Público do Trabalho, em Brasília, em que foi apresentado o Plano de Trabalho de Promoção da Igualdade e Empregabilidade LGBTQIA+ no Distrito Federal e realizada uma roda de conversa a respeito do tema.

Daniela e Malu se encontraram antes com o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, que apresentou projetos como este, feitos em parceria pelo MPT e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para promoção da igualdade e empregabilidade dessa população.

Já na roda de conversa, Fleury ressaltou que “nada mais representativo, neste momento, do que ter aqui essas duas pessoas, que atuam de forma muito contundente contra a homofobia, contra a desigualdade, e também reforçam nossa luta”. Elas também estão na capital federal para participar de sessão, no Supremo Tribunal Federal, em razão da luta pela criminalização da homofobia.

“Estamos dando esse reforço às ações do MPT, que são muito inovadoras e muito importantes no apoio e inclusão da comunidade LGBT. Lutamos pelas mesmas coisas e estamos juntos para que esse país respeite a nossa Constituição, a igualdade e a diversidade”, afirmou Daniela.

A cantora classificou o trabalho do MPT como inspirador e estimulou os integrantes da instituição a continuarem essa atuação, em especial quanto às ações educativas a respeito dos temas afetos à comunidade LGBTQIA+ e do combate ao trabalho infantil.

"A Constituição garante que todos são iguais perante a lei e na forma da lei. Para tanto, o MPT quer que essa população LGBT encontre espaço no mercado de trabalho e, nos espaços de poder, tenha efetiva representatividade", destacou a procuradora Ludmila Reis Brito Lopes, titular regional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade e da Eliminação da Discriminação no Trabalho, do MPT no DF, que apresentou o projeto.

A representante da OIT, Thaís Dumêt, acrescentou que o objetivo do projeto no DF é que "não só as ações que já existem em outros locais sejam replicadas aqui e adaptadas ao contexto local, mas que também a sociedade civil, o Governo, trabalhadores e empregadores, se unam para construir novas possibilidades e novas soluções de inclusão de maneira digna e adequada".

À população que sofre com essa exclusão social, Daniela deixou ainda um recado: “Acredite em si. Todos são livres e iguais! Se você está vivendo uma situação de muito sofrimento e opressão, busque o apoio do MPT, porque você é um cidadão brasileiro, merece todo cuidado do mundo, e tem direito a um emprego digno”.

Também participaram da roda de conversa, o ex-procurador-geral do MPT João Pedro Ferraz Passos, atual secretário do Trabalho do Governo do DF, e a diretora executiva da União Libertária de Travestis e Transexuais e co-presidente da “Diversifica – Sociedade Diversa”, AnnaTulie Moreira de Araújo.

Eventuais denúncias sobre discriminação no ambiente de trabalho ou outras irregularidades trabalhistas praticadas contra a população LGBTQIA+ podem ser feitas aqui.

Empregabilidade trans no DF

O Plano de Trabalho de Promoção da Igualdade e Empregabilidade LGBT no Distrito Federal visa qualificar número significativo de pessoas, promovendo sua inclusão no mercado de trabalho. Sob a coordenação da procuradora do MPT Ludmila Reis Brito Lopes, também busca conscientizar a sociedade a respeito da causa.

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8500
www.mpt.mp.br

Tags: Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho

Imprimir