Procurador Cícero Rufino recebe homenagem pelo apoio à qualificação de haitianos radicados em Campo Grande
Curso de pintura imobiliária, em parceria com a Plaenge, ocorreu entre outubro de 2017 e julho de 2018
16/08/2018 - O procurador Cícero Rufino Pereira foi agraciado na última sexta-feira (10), pela empresa Plaenge Empreendimentos Ltda., com uma fotografia dos participantes do Curso Profissional para Pintores, fruto de Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) e a construtora, após a constatação de condições precárias de segurança e saúde em canteiro de obras. A iniciativa contou ainda com o apoio do Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas, atualmente coordenado por Cícero Rufino.
A homenagem formaliza o reconhecimento pela relevante contribuição do procurador com o progresso da comunidade haitiana radicada em Campo Grande. “Não apenas enquanto procurador do Ministério Público do Trabalho, mas também na qualidade de cidadão, agradeço à empresa Plaenge, instalada no estado de Mato Grosso do Sul, pela oportunidade em implementar o Direito Humano fundamental ao trabalho, aos homens e mulheres imigrantes haitianos. Sendo certo o propósito, tanto do MPT-MS e do Fórum de Trabalho Decente, quanto da Plaenge preparar e integrar essas pessoas ao mercado de trabalho, sempre em prol de um futuro promissor”, destacou Cícero Rufino Pereira.
A capacitação, dividida em cinco turmas, ocorreu entre outubro de 2017 e julho de 2018, priorizando a comunidade haitiana que se concentra nos bairros Vila Progresso e Rita Vieira em Campo Grande. Dos 62 participantes, 51 são de origem do país caribenho.
“Para a nossa empresa, é uma honra poder colaborar com a comunidade haitiana e não posso deixar de agradecer o apoio fundamental do Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador Cícero Rufino Pereira, neste processo de implantação do curso”, enfatizou o gerente regional da Plaenge Luiz Octávio Pinho.
Ainda segundo Luiz Octávio, os treinamentos foram alinhados com as atuais demandas do ramo da construção civil, sendo previstas para um período próximo ações semelhantes voltadas a revestimentos cerâmicos (piso e parede), marcenaria (colocação de portas e pisos laminados) e instalação elétrica. As aulas serão ministradas na Escola da Construção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Campo Grande, mesmo local onde ocorreu o Curso Profissional para Pintores.
Sobre o curso
Com carga aproximada de 40 horas, as aulas de pintura abordaram temas como aspectos gerais da profissão, tecnologias de tintas e programas de qualidade, preparação de superfície (alvenaria, metais e outros), ferramentas, aplicação de produto, patologia das superfícies (como solucionar problemas), mecanização de pinturas, percepção de cores, orçamento e planejamento da obra, além de integração social e normas de saúde, segurança e higiene no trabalho. Para a aplicação das técnicas aprendidas, os participantes utilizaram as fachadas de muros e paredes.
Os imigrantes também contaram com o apoio de um intérprete - exigência do acordo -, contratado pela construtora Plaenge, que ainda forneceu vale-transporte e refeição para os alunos.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS
Tags: Ministério Público do Trabalho, saúde e segurança, tráfico de pessoas