Curso gratuito de pintura imobiliária atende haitianos em Campo Grande
Acordo entre MPT e construtora Plaenge permitiu a qualificação de 62 alunos, sendo 51 de origem do país caribenho
23/07/2018 - Nesta terça-feira, dia 24 de julho, às 19h, será realizada a formatura da 5ª turma do Curso Profissional para Pintores, fruto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) com a empresa Plaenge Empreendimentos Ltda, após a constatação de condições precárias de segurança e saúde em canteiro de obras da construtora. A iniciativa teve, ainda, o apoio do Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas.
As capacitações ocorreram entre outubro de 2017 e julho de 2018, priorizando a comunidade haitiana que se concentra nos bairros Vila Progresso e Rita Vieira em Campo Grande. Dos 62 participantes, 51 são de origem do país caribenho.
“Nosso foco é a formação de mão de obra qualificada para atuar no ramo da construção civil. Embora a comunidade haitiana tivesse prioridade na capacitação, brasileiros também foram contemplados. Temos o propósito de preparar e integrar essas pessoas ao mercado de trabalho, sempre em prol de um futuro promissor”, esclarece o procurador do MPT-MS Cícero Rufino Pereira, responsável pelo acordo.
Com carga aproximada de 40 horas, as aulas de pintura abordaram temas como aspectos gerais da profissão, tecnologias de tintas e programas de qualidade, preparação de superfície (alvenaria, metais e outros), ferramentas, aplicação de produto, patologia das superfícies (como solucionar problemas), mecanização de pinturas, percepção de cores, orçamento e planejamento da obra, além de integração social e normas de saúde, segurança e higiene no trabalho. Para a aplicação das técnicas aprendidas, os participantes utilizaram as fachadas de muros e paredes.
Os imigrantes também contaram com o apoio de um intérprete – exigência do TAC –, contratado pela construtora Plaenge, que ainda forneceu vale-transporte e refeição para os alunos. As três últimas edições do treinamento foram ministradas na Escola da Construção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Para o tradutor Junel Ilora, os alunos conseguiram ter uma expectativa maior de inserção no mercado de trabalho. “O curso combateu o fluxo de desemprego entre nós da comunidade haitiana residente em Campo Grande. Isso ajuda a esquecer os traumas do terremoto do Haiti em janeiro de 2010”, comenta.
Alguns alunos já conseguiram se colocar no mercado. “Para a nossa empresa, é uma honra poder colaborar com a comunidade haitiana e não posso deixar de agradecer a parceria fundamental do Ministério Público do Trabalho neste processo de implantação do curso. Os treinamentos foram todos alinhados com as demandas atuais do setor”, frisa o gerente Regional da Plaenge Luiz Octávio Pinho.
Serviço
Data: 24 de julho, terça-feira
Horário: 19h
Local: Auditório da Escola da Construção do Senai | Av. Rachid Neder – esquina com a Rua Caxias do Sul
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS
Tags: Ministério Público do Trabalho, termo de ajustamento de conduta