Inauguração de nova sede em Três Lagoas reforça presença do MPT no interior de MS

Unidade alcança 13 municípios do estado e, desde 2006, funcionava em um imóvel alugado

06/10/2016 - A inauguração da nova sede da Procuradoria do Trabalho no Município de Três Lagoas (PTM Três Lagoas), ocorrida no último dia 22, fortalece a presença do Ministério Público do Trabalho junto à população do interior de Mato Grosso do Sul. O novo prédio está localizado na Rua Paranaíba, 1937, bairro Jardim Colinos, e conta com área total de 604,59 m². Além de garantir melhores condições de funcionamento à instituição, a sede própria traz maior proximidade com os cidadãos.

A PTM Três Lagoas alcança 13 municípios do estado e, desde 2006, funcionava em um imóvel alugado, próximo a rodovia bastante movimentada. Ao todo, a área de atuação abrange aproximadamente 310 mil pessoas, residentes nos municípios de Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Durante a solenidade de inauguração, a vice-procuradora-geral do Trabalho, Cristina Aparecida Ribeiro Brasiliano – que veio ao estado especialmente para o evento –, lembrou o centenário da cidade, que está crescendo também em importância nas competições esportivas mundiais. Este ano, Três Lagoas cunhou seu nome na história das Paralimpíadas, com a vitória de Ricardo Costa de Oliveira no salto em distância da categoria T11. “A primeira medalha de ouro brasileira na Paralimpíada de 2016 foi alcançada por um filho de Mato Grosso do Sul. Um filho de Três Lagoas”, disse Cristina Brasiliano.

Esse exemplo de transpor obstáculos foi associado pela vice-procuradora-geral às metas perseguidas pela MPT.  “Aqui, defenderemos a inclusão de pessoas com deficiência como Ricardo Oliveira – mestre em superação – no mercado de trabalho. Combateremos o uso da mão de obra infantil, o trabalho em condições análogas às de escravos, defenderemos a liberdade de organização sindical, fiscalizaremos a preocupação dos empregadores com a saúde e a segurança dos trabalhadores, a pesca artesanal, as contratações na administração pública, os limites da terceirização de serviço e nos empenharemos em disseminar por todos os meios possíveis o conhecimento dos direitos e deveres envolvidos na relação laboral”, sustentou. Atualmente, o Ministério Público do Trabalho conta com mais de cem Procuradorias do Trabalho em Municípios.

Conquista para a sociedade

Em seu discurso, o coordenador da PTM Três Lagoas, procurador do Trabalho Paulo Roberto Aseredo, destacou a importância de a instituição garantir uma melhor estrutura para atender à demanda crescente da sociedade e enfrentar novos desafios. “Os grandes projetos e obras nessa cidade e em todo o Estado do Mato Grosso do Sul causam enorme impacto socioambiental e, por vezes, acarretam o deslocamento de expressiva quantidade de trabalhadores de seu local de origem para outros sem a adequada estrutura, demandando atuação incisiva do Ministério Público do Trabalho para que a dignidade desses empregados seja respeitada”, enfatizou.

Já o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, Hiran Sebastião Meneghelli Filho, agradeceu aos parceiros que possibilitaram a aquisição do imóvel e a conclusão das obras de adaptação e acessibilidade necessárias, citando todos aqueles que considerou parte importante nesses processos, como ex-gestores do MPT-MS, servidores, estagiários e parlamentares federais. Disse, ainda, esperar que o novo prédio se reflita em um acolhimento ainda maior para a população, de modo que seja ampliada a defesa dos direitos sociais e a proteção ao trabalhador. “Este é o ato final de uma jornada, um sonho sonhado e realizado em boa medida por aqueles que me precederam e que será bem usufruído por aqueles que hoje conduzem a unidade”, concluiu.

Ainda na solenidade, o MPT-MS homenageou com um buquê de flores Guiomar Pessotto Guimarães, primeira procuradora do Trabalho em Três Lagoas, simbolizando o reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade local. Outra homenageada foi Karina Bruna Vieira, primeira servidora da Procuradoria.

Além de membros, servidores e estagiários do MPT-MS, também participaram da solenidade integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil, fundações e entidades classistas.   

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho

Imprimir