Estudantes de Ponta Porã ficam entre finalistas nacionais do prêmio MPT na Escola
A tela “Trabalho Infantil” que retrata uma criança sonhando em frequentar a escola ficou em 5º lugar na etapa nacional do prêmio MPT na Escola
07/12/2015 – Os estudantes Carlos Daniel Cabreira Costa e Edson Paez Acosta do 6º ano da Escola Pública Municipal João Carlos Pinheiro Marques de Ponta Porã ficaram em quinto lugar na categoria pintura e representaram Mato Grosso do Sul na etapa nacional do prêmio MPT na Escola com a tela “Trabalho Infantil”.
A coordenadora do projeto MPT na Escola na Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Ponta Porã Elisabete Ferreira de Brito destaca a importância de trabalhar o tema em sala de aula. “O aluno participa das atividades, pois são aplicadas de uma forma lúdica. Hoje recebemos relatos das crianças que se identificam ou identificam o amigo, vizinho na situação de explorado”, ressalta a coordenadora.
Para a professora de artes que desenvolveu o projeto com os estudantes vencedores Kellen Melo o projeto é muito importante. “Os estudantes se interessam e é bem legal. Nós trabalhamos com o MPT na Escola há quatro anos, eles já sabem que o projeto existe e gostam bastante. Muitos deles se identificam com o tema. E depois de abordar o tema em sala de aula nós colocamos tudo no papel”, relata Kellen Melo.
MPT na Escola em Ponta Porã
Estudantes do 6º ano das escolas municipais de Ponta Porã apresentaram o resultado das atividades do projeto MPT na Escola desenvolvidas em sala de aula. O projeto alcançou Aproximadamente 650 crianças com idade entre 10 e 14 anos de nove escolas, três rurais e seis urbanas.
Segundo coordenadora do projeto em Ponta Porã Elisabete Ferreira de Brito, 70 professores estiveram envolvidos no projeto, desenvolvido no município pelo quarto ano consecutivo. O convênio foi firmado com o Ministério Público do Trabalho em 2012 e renovado com a atual administração em 2013.
MPT na Escola
O MPT na Escola é um projeto nacional de prevenção e erradicação do trabalho infantil, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em todo o país, por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, a Coordinfância. Dezessete estados brasileiros já adotaram o programa, que estimula a participação de crianças e adolescentes em ações de conscientização e prevenção do trabalho infantil.
A partir de debates sobre a temática em sala de aula, alunos de escolas públicas produzem trabalhos literários, artísticos e culturais. As melhores produções são premiadas em etapas municipais e estaduais. A iniciativa teve início há sete anos, no Ceará, com o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca). Em 2015 foi criada a etapa nacional.
O objetivo das ações é contribuir para a conscientização da sociedade sobre os riscos e consequências do trabalho infantil. Na fase de implantação, os educadores são capacitados para desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula e, ao final, os alunos apresentam as atividades realizadas.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS
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