MPT ganha selo de boas práticas ambientais do MMA
Certificado A3P Verde reconhece medidas sustentáveis implementadas em órgãos públicos
21/10/2014, Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) ganhou neste mês o selo verde de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O certificado emitido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) reconhece e divulga boas práticas de sustentabilidade implementadas em órgãos públicos. A adesão foi formalizada em junho de 2013 através de termo assinado pelo procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, e pelo secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani.
As medidas adotodas pelo MPT vão desde a gestão adequada dos resíduos gerados durante as atividades das instituições, como a reciclagem de papel e a contenção do desperdício de recursos naturais como a água, à opção pela contratação de serviços e empresas com responsabilidade ambiental. Além da preservação dos recursos naturais, as ações incluem a promoção da qualidade de vida no meio ambiente de trabalho.
A sustentabilidade é foco de preocupação recorrente do órgão desde 2009 com a criação do MPT Ambiental. Em setembro deste ano, o programa foi elevado à categoria de coordenadoria nacional e agora se chama MPT Socioambiental. Redução do consumo de copos descartáveis e promoção do consumo consciente de energia também são iniciativas desenvolvidas pelo programa.
Para a coordenadora nacional do MPT Socioambiental, Simone Rezende, o selo A3P representa o compromisso da instituição com a gestão de resíduos e qualidade de vida no trabalho. “O que se busca é implementar pequenos hábitos que não alteram tanto a rotina, mas que geram grandes impactos positivos no meio ambiente”.
Informações:
Procuradoria-Geral do Trabalho
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3314-8058