Acordo encerra greve em frigorífico de Campo Grande
03/09/2013 - Em audiência de mediação realizada hoje, 3 de setembro, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Campo Grande, foi firmado acordo que encerrou a greve de trabalhadores no frigorífico Beff Nobre, localizado no Jardim Carioca.
Os trabalhadores iniciaram a greve na manhã de segunda, 2, paralisando as atividades por melhorias salariais.
Ao fim da reunião, o acordo foi firmado, fixando piso salarial de R$ 800, reajuste linear de 8% com pagamento retroativo à data base, cartão alimentação de R$ 85 e dois sábados sem atividades na empresa, o que vai permitir que os empregados folguem dois sábados por mês, além do domingo.
A empresa se comprometeu a não demitir em represália pela participação pacífica no movimento grevista, direito constitucionalmente assegurado aos trabalhadores. Conforme o procurador do trabalho Leontino Ferreira de Lima Júnior, que atuou na mediação, o Ministério Público do Trabalho tem posição institucional de que a demissão por participação pacífica em greve é sempre ilegal, por se tratar de direito social.
O sindicato que representa os trabalhadores e a empresa se comprometeram a iniciar a negociação para a próxima data-base com antecedência mínima de 30 dias, no MPT.
Segundo informações repassadas pelo sindicato laboral, os trabalhadores já voltaram ao trabalho.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034
twitter: @MPT_MS
www.prt24.mpt.gov.br