MPT e Comissão Permanente promovem audiência pública sobre condições de trabalho no cultivo da mandioca
14/10/2013 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho em Mato Grosso do Sul promovem na próxima quarta-feira, 16 de outubro, em Naviraí, audiência pública sobre condições de trabalho no cultivo da mandioca. O evento será na Câmara de Vereadores, a partir das 14 horas.
Durante a audiência, será apresentado o estudo técnico "Industrialização e relações de trabalho nas fecularias de Mato Grosso do Sul", do pesquisador e mestre em geografia Ucleber Gomes Costa.
Em março deste ano, houve resgate de 34 trabalhadores paraguaios que laboravam na colheita de mandioca, em fazenda de Itaquiraí, no sul do Estado. Os trabalhadores haviam sido aliciados por um "gato" (nome como são conhecidos os aliciadores) da região de Naviraí. Em maio, outro caso semelhante aconteceu na região de Nova Andradina, com trabalhadores brasileiros laborando na colheita de mandioca em condições degradantes.
Segundo os procuradores do trabalho Jeferson Pereira e Cândice Gabriela Arosio, o objetivo da audiência pública, promovida com apoio da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), é alertar produtores sobre as irregularidades na contratação de estrangeiros e as condições de trabalho na colheita de mandioca.
Serviço
Data: 16 de outubro de 2013
Horário: 14 horas
Local: Câmara de Vereadores de Naviraí
Endereço: Avenida Bataguassu, 900, Centro
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034
www.prt24.mpt.gov.br
Twitter: @MPT_MS