MPT dá continuidade à parceria para capacitação em Libras

Curso destina-se a preparar o público interno para atendimento ao público portador de deficiência auditiva

28/02/2014 – Em reunião realizada nesta tarde, 28, com representantes da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, (MPT-MS) Odracir Juares Hecht, assumiu o compromisso de dar continuidade à parceria na promoção das aulas da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A iniciativa teve início em agosto de 2012 e, para realização do curso, a Semed disponibilizou suporte pedagógico, professores e material didático. Em contrapartida, o MPT ofereceu espaço físico e vagas para atender também a demanda da comunidade local, como servidores de outros órgãos e familiares dos surdos interessados.

A primeira turma concluiu o módulo intermediário, que segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Aluno com Surdez (NAPS), Dolores Britto, já permite o atendimento inicial ao surdo. Dos 30 alunos inscritos inicialmente, 11 conseguiram concluir a etapa intermediária. O professor Adriano Gianotto, 31 anos, acrescenta que no processo de aprendizado o estudo e o treino no contato com a língua são muito importantes e algumas pessoas se identificam mais com essa busca.

Sobre a Língua Brasileira de Sinais
A Língua Brasileira de Sinais, regulamentada como meio legal de comunicação desde 2002, é a forma de comunicação e expressão que utiliza sistema linguístico de natureza visual-motora. Surgiu em comunidades de pessoas surdas do Brasil e tem estrutura gramatical própria, constituindo-se em um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.

O curso oferecido do MPT atende à resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), sobre a adequação dos serviços dos MPs às normas de acessibilidade, com atendimento prioritário às pessoas com deficiência auditiva, prestado por intérpretes ou pessoas fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou capacitadas neste tipo de atendimento.

As aulas para a turma intermediária estão previstas para recomeçar no dia 13 de março. A Semed ainda não tem estrutura para oferecer novas turmas iniciantes, mas estudará possibilidades de ampliar a parceria.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Imprimir