MPT-MS inaugura Sala de Apoio à Amamentação: conforto e proteção às mães no ambiente de trabalho

Novo espaço promove o direito ao aleitamento materno e privacidade para fortalecer o vínculo entre mães e filhos

25/09/2024 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) inaugurou, na última sexta-feira (20), a sala de apoio à lactação. A iniciativa integra uma política estabelecida pelo Comitê de Equidade do Ministério Público em todas as suas representações regionais, com o objetivo de garantir o direito ao aleitamento materno.

A procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, destacou a importância da criação desse local para membros, servidoras, estagiárias e terceirizadas. "O grande desafio das mães é o retorno ao trabalho, que exige uma reorganização da rotina e adaptação a uma nova realidade. A instalação deste ambiente para amamentar facilita e promove uma transição harmoniosa entre a vida profissional e a maternidade. A criação de um espaço destinado ao aleitamento proporciona um ambiente acolhedor e privativo".

Membros, servidores, estagiários e terceirizados se reúnem para  a inauguração da sala de amamentação. Foto: Ascom MPT-MS
Membros, servidores, estagiários e terceirizados se reúnem para a inauguração da sala de amamentação. Foto: Ascom MPT-MS

A cerimônia de inauguração da sala contou com a presença de servidoras e seus filhos em fase de amamentação. O local dispõe de poltrona, frigobar e trocador de fraldas, além de lenços umedecidos e álcool em gel. O objetivo é oferecer às mães que frequentam a sede do MPT um ambiente confortável e adequado para extração de leite e cuidados de higiene do bebê.

Liana Weber Pereira, servidora e representante das gestantes e lactantes no Comitê Regional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, enfatizou a importância da iniciativa na Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região. "Saber que há um espaço tranquilo e reservado para amamentar ou extrair leite nos faz sentir mais acolhidas e valorizadas. Isso reforça o compromisso do MPT com a igualdade, a saúde no meio ambiente de trabalho, com o engajamento e a produtividade das servidoras".

De acordo com a representante Regional do Comitê de Equidade, a intenção é de que novas salas de amamentação sejam inauguradas nas Procuradorias dos Municípios de Dourados/MS e de Três Lagoas/MS até o final do ano de 2025, a fim de que todos os servidores possam usufruir do espaço.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034 | (67) 99247-6162 | (67) 99275-8636
www.prt24.mpt.mp.br | X: @MPT_MS | Instagram: @mpt_ms

Tags: Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho , COORDIGUALDADE, Trabalho da mulher

Imprimir