MPT-MS em parceria com TRT-MS participa de ação social para imigrantes na capital

Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul ofereceu atendimento com orientações ao público sobre direitos e proteção aos trabalhadores de países estrangeiros

24/10/2023 - “É muito importante esse tipo de ação, porque às vezes a gente não tem a informação direito. Nós precisamos dessa informação para estar dentro da sociedade”, afirma a venezuelana Beatriz Conde que veio à procura dos serviços oferecidos pela II Ação Interinstitucional para Integração dos Imigrantes, que aconteceu hoje (24) no Armazém Cultural na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande.

A ação é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, por meio da CPAI (Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão) e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), município de Campo Grande, do Governo de Mato Grosso do Sul e do Ministério do Trabalho e Emprego por intermédio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

"Esperamos que esta ação resulte de forma positiva e efetiva, assegurando os direitos dos imigrantes em relação ao trabalho, ao acesso à habitação e à emissão de documentos. Muitas vezes, chegam ao nosso estado desprovidos da documentação necessária para acessar esses benefícios. Almejamos concluir o dia com um resultado excepcional e que continuemos a promover iniciativas semelhantes, com a meta de realizar pelo menos uma ação desse tipo anualmente”, ressaltou a procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio.

O coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT/MS, desembargador Marcio Thibau, destaca a importância da ação para os imigrantes. “A missão do TRT não é apenas decidir questões trabalhistas, tem também uma responsabilidade social. Nós temos a oportunidade de fazer com que essas pessoas se integrem na sociedade, e se integrem de uma maneira produtiva”.

A vice coordenadora da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT/MS, juíza do trabalho, Dea Yule, destaca que o objetivo da ação é a integração social e profissional do imigrante adulto e jovem. “Para a inserção no mercado de trabalho não adianta só oferecer o emprego, precisa que eles tenham documentos para exercer a cidadania ou emprego. Toda documentação prévia à empregabilidade está sendo feita aqui. Todos esses integrantes do sistema de justiça e parceiros do sistema de justiça estão aqui para oferecer esse atendimento de forma facilitada”.

O Superintendente Regional do Trabalho, Alexandre Cantero destaca a importância dos serviços prestados no evento. “É um privilégio nosso poder estar participando e promovendo, por meio da Superintendência Regional do Trabalho, a integração entre os povos com dignidade e possibilitando a vocês que a cidadania seja acessada através dos serviços públicos que o estado brasileiro oferece”.

Yeritza Furntes saiu da Venezuela em busca de melhores condições de trabalho e para saúde e gostou muito da Ação Social realizada hoje porque foi possível ter acesso aos serviços. “Às vezes é muito difícil para nós conseguirmos acesso à informação, porque somos estrangeiros. É muito bom que tem vários serviços. Está muito bom e muito legal o evento que fizeram hoje.”

Entre as ações oferecidas estão emissão de documentos, orientação jurídica, cadastro para vaga de jovem aprendiz, orientações acadêmicas e sobre empreendedorismo.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul com informações do TRT-MS
Informações: (67) 3358-3034 | (67) 3358-3035 | (67) 99247-6162 | (67) 99275-8636
www.prt24.mpt.mp.br | Twitter: @MPT_MS | Instagram: @mpt_ms

Tags: Ministério Público do Trabalho, proteção dos trabalhadores, Trabalho Digno, direitos trabalhistas, Imigrantes

Imprimir