MPT reforça quadro funcional com posse de onze procuradoras e procuradores do Trabalho

Em solenidade virtual, aprovados e aprovadas no concurso realizado em plena pandemia assumiram o cargo nesta quarta-feira, 30 de dezembro

Brasília, 30/12/2020 - Para reforçar o quadro funcional do Ministério Público do Trabalho (MPT), 11 aprovados e aprovadas no 21º Concurso para o cargo de Procurador e Procuradora do Trabalho tomaram posse nesta quarta-feira, 30 de dezembro, em solenidade totalmente virtual, presidida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e pelo procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro.

“Desde criança sou extremamente inconformado com a desigualdade social, com qualquer espécie de discriminação, com a injustiça, com a corrupção, com a violação da dignidade das pessoas, e isso, na minha concepção, já era o sonho de ser Ministério Público brotando em mim”, contou o recém-empossado procurador do MPT Danilo Nunes Vasconcelos, primeiro lugar no concurso, no discurso de posse feito em nome do grupo, na cerimônia.
 
Danilo Vasconcelos destacou ainda o quanto o MPT é digno de muito orgulho e admiração. “Dentre inúmeras outras razões: porque vem atuando com bravura e destemor no contexto da pandemia da Covid-19, protegendo a saúde e a vida de milhares de trabalhadores, lutando pela manutenção do emprego e da renda e pela sobrevivência das empresas”, acrescentou, ao assumir o compromisso de servir ao MPT como procurador do Trabalho.
 
Em sua fala, Balazeiro relembrou as condições de dificuldades inéditas enfrentadas para a realização do 21º Concurso e agradeceu “a cada um que aceitou o desafio de dar seguimento ao certame, mesmo diante da pandemia, atendendo a rígidos protocolos de segurança sanitária, em totais condições de transparência e lisura”.
 
Após homenagear a maioria feminina do grupo, que conta com oito novas procuradoras e três novos procuradores do Trabalho, o procurador-geral da República, Augusto Aras, aconselhou: “Façam as escolhas certas, zelando tanto por sua independência funcional quanto pela unidade ministerial, princípio este que favorece a necessária ordem jurídica, a qual somos igualmente obrigados a manter por mandamento constitucional e regimental”.
 
Também participaram da cerimônia de posse: o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), procurador José Antônio Vieira de Freitas Filho e o corregedor-geral do MPT, subprocurador André Spies, a vice-procuradora-geral do Trabalho, subprocuradora Maria Aparecida Gugel, a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, o diretor-geral da OIT no Brasil, Martin Hann, o secretário especial de Previdência e do Trabalho, Bruno Bianco Leal, o secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Silva Dalcomo, entre outras autoridades.
 
Os candidatos e as candidatas que tomaram posse integram uma lista de 44 aprovados e aprovadas no certame (disponível aqui), que ainda podem ser convocados  pelo prazo de validade do 21º concurso para o cargo, que é de dois  anos,  contados  da  data  da publicação  da  homologação  do resultado  final,  podendo  ser  prorrogado  uma  vez  por  igual período, a critério do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho.
 
Acesse aqui a lista completa dos 11 novos procuradores e novas procuradoras do Trabalho. Abaixo, confira as íntegras dos seguintes discursos:
 
Discurso do procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro

Discurso do procurador-geral da República, Augusto Aras

Discurso do procurador do Trabalho Danilo Nunes Vasconcelos

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br

Tags: Ministério Público do Trabalho, Concurso, Procurador do Trabalho

Imprimir