MPT inicia capacitação para integração entre MPT Digital e PJe

20/08/2015 – Na última sexta-feira, 14 de agosto, procuradores e servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso do Sul participaram do “Treinamento MPT Digital: Implantação Nacional de Interoperabilidade, Ferramentas de Inteligência e Padronização de Rotinas”, ministrado pelo procurador do trabalho de Goiás, Luís Fabiano de Assis, Coordenador Nacional do Projeto MPT Digital.

A conversa focou no projeto de interoperabilidade dos sistemas de informações do Ministério Público do Trabalho, o MPT Digital, e da Justiça do Trabalho, o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Atualmente, os sistemas não se comunicam, a interoperabilidade representa a integração entre as duas plataformas para automatizar e reduzir o duplo trabalho dos servidores do MPT e da Justiça do Trabalho.

Para exemplificar, o procurador Luis Fabiano de Assis compara a interoperabilidade com um controle remoto. “É a conexão entre dispositivos, quando um dispositivo conversa com outro. O controle remoto, por exemplo, manda um comando a outro aparelho, eles estão ligados, os sistemas de informação também serão”, completa.

O procurador do MPT em Três Lagoas Paulo Roberto Aseredo destacou a redução do retrabalho com a conexão. “A integração dos dois sistemas representa economia de 70% a 80% do tempo gasto com atividades que são feitas duas vezes, no MPT Digital e no PJe”, explica.

Para a servidora da sede do MPT em Campo Grande, Silvana Cypriano, o novo modelo traz avanços pois acaba com a burocracia de preencher os dois sistemas. “A convergência do MPT Digital e do PJe vai otimizar a forma de lidar com a informação, vai dar mais rapidez. Retira a burocracia do processo. Com uma única tela nós vamos ter acesso a todo processo”, aponta.

Integração dos sistemas de informações
A cooperação técnica entra a Justiça do Trabalho e o MPT surgiu em 2013 com a proposta de integração entre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o MPT Digital. Em 2014, iniciaram-se os trabalhos de implementação da interoperabilidade sob a supervisão do Comitê Gestor Nacional do PJe/JT e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Experiência
A interoperabilidade entre o MPT Digital e o PJE/JT já está em fase inicial na 18ª Região, em Goiás, desde o dia 3 de agosto. Essa primeira etapa de entrega de serviços contemplará as consultas processuais e as entregas de manifestação. No dia 4 de agosto, foi assinado o acordo de cooperação entre o Tribunal Regional do Trabalho e a Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região. Esse modelo servirá de base para os serviços nacionais.

Até novembro, a segunda etapa de desenvolvimento será concluída, todos os 24 TRTs estarão integrados às respectivas PRTs com os novos serviços, que incluirão a petição inicial e as intimações em processos. Para o MPT em Mato Grosso do Sul a previsão de migração para o sistema integrado é outubro deste ano.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: MPT-MS

Imprimir