Projeto MPT na Escola em Ladário encerra-se com atividades artísticas

09/10/2013 - "A importância dos estudos na preparação da criança para o mundo do trabalho" foi o enfoque das ações do projeto MPT na Escola em Ladário, município localizado na região do Pantanal sul-mato-grossense, a 435 quilômetros de Campo Grande. As atividades realizadas pelos alunos em sala de aula foram apresentadas em evento na terça-feira, 8 de outubro, na sede do Semear, projeto que atende 1.300 crianças do Bolsa Família com ações no contraturno escolar.

Em Ladário, o plano de ação foi idealizado nas escolas do município em parceria com a rede municipal de educação. O objetivo foi o de conscientizar a comunidade escolar, pais, alunos, professores e os moradores do entorno, sobre a importância, e consequências do trabalho infantil e sobre os direitos.

Segundo a coordenação do projeto no município, os momentos de sensibilização sobre o tema foram realizados por meio de atividades pedagógicas, como teatros, documentários, filmes, paródia, histórias em quadrinho, maquetes e até júri simulado, com a meta de fazer multiplicadores no combate ao trabalho Infantil.

O evento de encerramento das ações do projeto MPT na Escola em Ladário contou com a presença do prefeito José Antonio Assad e Faria, da secretária de Educação do município, Maria Eulina da Rocha Santos, do procurador do Ministério Público do Trabalho, Cícero Rufino Pereira, da coordenadora municipal do Projeto MPT na Escola, Claudia Velasques, e representante da Marinha de Ladário, além de diretores das escolas participantes, técnicos da Secretaria de Educação, alunos, pais e a comunidade local.

Apresentações artísticas - Além das apresentações de balé, rap, paródias, dança, dramatização e teatro, no local do evento foi promovida exposição dos trabalhos dos alunos de turmas a partir das 5as séries das unidades de ensino participantes.

O prefeito de Ladário ressaltou a importância da parceria para que o MPT na Escola fosse aplicado. No município, o projeto alcançou alunos das escolas Francisco Mendes Sampaio, João Batista e dos polos Polo Farol do Norte e 17 de marco. Os alunos participantes foram divididos entre os períodos matutino e vespertino, alternando turmas do 5° ao 9° ano.

O procurador do trabalho Cícero Rufino Pereira agradeceu a todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto nas escolas, principalmente às crianças que apresentaram o resultado das ações.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034
www.prt24.mpt.gov.br
twitter: @MPT_MS

Imprimir