Para procuradora-chefe do MPT-MS, inauguração da Vara do Trabalho de Chapadão do Sul ampliará acesso da população à Justiça

Mudança da sede de Cassilândia para Chapadão do Sul foi aprovada em agosto deste ano, durante sessão administrativa do Tribunal Regional do Trabalho

19/10/2020 - A Vara do Trabalho de Chapadão do Sul foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (19). Durante solenidade telepresencial, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Cândice Gabriela Arosio, disse que a medida facilitará o acesso da população daquele município e região à Justiça especializada.

"Chapadão do Sul é uma cidade de economia pujante e que, nos últimos anos, viu um crescimento exponencial das atividades econômicas, atraindo novos empreendimentos agroindustriais e de outros setores. Consequentemente, houve um aumento das demandas trabalhistas e, com isso, enxergamos a instalação de uma Vara do Trabalho no município como um movimento bastante coerente, que facilitará o acesso do cidadão à Justiça do Trabalho", avaliou Cândice Arosio.

Atualmente, o município é responsável por cerca de 60% das ações que ingressam na Vara do Trabalho de Cassilândia, onde funcionava a antiga sede. Entre 2017 e 2019, foram realizadas mais de 3 mil audiências em Chapadão do Sul, quase quatro vezes mais do que em Cassilândia.

Em razão dessa expressiva movimentação processual, a transferência da sede para Chapadão do Sul foi aprovada por maioria de votos em sessão administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24), no dia 13 de agosto de 2020. Com a decisão, o Posto Avançado de Chapadão do Sul – primeiro a ser instalado no Estado, em 2014 – foi transferido para Cassilândia. Em Costa Rica, manteve-se a Vara Itinerante da Justiça do Trabalho.

Durante a cerimônia de inauguração da Vara do Trabalho de Chapadão do Sul, também foi empossada a juíza Keethlen Fontes Maranhão no cargo de titular da jurisdição. A magistrada recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o título de juíza substituta que mais produziu na regional de Mato Grosso do Sul.

"A Justiça do Trabalho é o órgão do Poder Judiciário que mais participa da vida da sociedade, não só porque os juízes do trabalho convivem diária e pessoalmente com trabalhadores e empregadores nas dezenas de audiências realizadas rotineiramente, mas também porque a preocupação social vai além da solução dos processos que nos são submetidos", assegurou Keethlen Maranhão.

Participaram da solenidade, ainda, o presidente do TRT-24, desembargador Nicanor de Araújo Lima; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24ª Região (Anamatra/MS), juiz Christian Gonçalves Mendonça Estadulho; o advogado Adalberto Aparecido Mitsuru Morisita, representando a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB-MS), além de outras autoridades que acompanharam a transmissão do evento.

Fontes: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS | instagram: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho, justiça do trabalho, direitos coletivos

Imprimir