MPT na Escola 2021: Estudantes da rede pública serão premiados nesta sexta (19)

Produções artístico-culturais de 15 municípios abordaram os temas combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional

18/11/2021 - Alunos vencedores da etapa estadual do concurso MPT na Escola 2021 serão premiados, nesta sexta-feira (19), durante solenidade presencial no edifício-sede do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande. O evento terá início a partir 14h e será transmitido ao vivo pelo perfil @mpt_ms no Instagram.

O certame representa um incentivo à adesão da comunidade escolar na luta do MPT pela erradicação do trabalho infantil. Neste ano, mais de oito mil estudantes de 62 instituições de ensino da rede pública, localizadas em 15 municípios sul-mato-grossenses, estiveram envolvidos no projeto que selecionou as melhores produções artístico-culturais de quatro categorias: conto, desenho, música e poesia.

Em 2021, estudantes das 4ª e 5ª séries do ensino fundamental desenvolveram produções relacionadas ao tema trabalho infantil e expressaram suas percepções sobre as causas, consequências, enfrentamento e ações de prevenção voltadas para essa irregularidade laboral.

Já os alunos das 6ª e 7ª séries puderam explorar a inserção regular do adolescente no mercado de trabalho, por meio da aprendizagem profissional.

Corumbá ganha projeção nacional

As produções artísticas de dois alunos de escolas públicas do município de Corumbá estão entre as vencedoras da etapa nacional do prêmio MPT na Escola 2021, o que coloca Mato Grosso do Sul entre os destaques da iniciativa que promove ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.

O estudante André Vinícius do Carmo Passos, da 7ª série da Escola Municipal Doutor Cássio Leite de Barros, sagrou-se entre os três melhores trabalhos da categoria Conto, com o texto “A Missão” (leia aqui).

Na categoria Desenho, a aluna Débora Sara Bruno Mariscal, da 6ª série da Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso, ficou entre os vencedores com a obra “Profissionalização do adolescente” (veja aqui).

Porém, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria – somente será revelada durante uma solenidade virtual que acontece no dia 7 de dezembro, às 13 horas (fuso de Mato Grosso do Sul).

Procuradora-chefe do MPT-MS e gerente nacional do projeto, Cândice Gabriela Arosio considera que a projeção dos alunos demonstra como o objetivo maior da iniciativa – conscientizar a comunidade escolar sobre as mazelas do trabalho infantil – vem sendo alcançado.

“Infelizmente, nossa sociedade ainda não enxerga que inúmeras práticas banalizadas configuram trabalho infantil e perpetua um ciclo de vulnerabilidade, impedindo que gerações de cidadãos permaneçam sem acesso à educação de qualidade ou ao trabalho decente. O MPT na Escola visa romper com essa cultura, tendo a criança, o adolescente, os professores e as professoras como grandes agentes mobilizadores dessa mudança de percepção”, avalia.

Teia social

O MPT na Escola é a versão nacional de uma iniciativa que teve início no Ceará em 2008, o Peteca, e graças ao apoio das secretarias de educação está presente desde 2012 nos municípios de Mato Grosso do Sul. A estratégia já mobilizou mais de 350 mil estudantes e outros 23 mil profissionais de ensino em todo o país.

O projeto envolve cinco etapas. A primeira delas se caracteriza pela capacitação de um técnico da secretaria municipal de Educação, que vai atuar como coordenador daquele local. Essa fase, conduzida pelos procuradores do Trabalho da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), é marcada por palestras, exibição de vídeos, dinâmicas e debates sobre o conceito de trabalho infantil, os mitos e as concepções equivocadas sobre o assunto e as consequências dessa prática no futuro das crianças.

Em seguida, os coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas (segunda etapa) e os professores (terceira etapa) recebem a qualificação. Estes, por sua vez, irão abordar em sala de aula, diretamente com os alunos, os temas propostos (quarta etapa), incentivando-os a realizarem trabalhos que permitam uma avaliação dos resultados da ação (quinta etapa).

Para coroar todo esse processo e reconhecer o empenho de alunos e professores, é realizado o prêmio MPT na Escola, que seleciona os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino participantes.

Saiba mais sobre o MPT na Escola e como o município pode aderir ao projeto, acessando www.prt24.mpt.mp.br/informe-se/projetos-mpt-ms

Relação dos trabalhos vencedores na etapa estadual

Tema: Trabalho infantil (4ª e 5ª séries)

CONTO:
1º lugar – Município de DEODÁPOLIS
2º lugar – Aral Moreira
3º lugar – Angélica

DESENHO:
1º lugar – Município de ALCINÓPOLIS
Empatados em 2º lugar – Dourados e Ladário
3º Lugar – Camapuã

MÚSICA:
1º lugar – Município de CAMAPUÃ
2º lugar – Dourados
3º lugar – Corumbá

POESIA:
1º lugar – Município de ALCINÓPOLIS
2º lugar – Camapuã
Empatados em 3º lugar – Aral Moreira e Corumbá

Tema: Profissionalização do adolescente e Aprendizagem profissional (6ª e 7ª séries)

CONTO:
1º lugar – Município de CORUMBÁ
2º lugar – Alcinópolis
3º lugar – Naviraí

DESENHO:
1º lugar – Município de CORUMBÁ
2º lugar – Alcinópolis
3º lugar – Dourados

MÚSICA:
1º lugar – Município de NAVIRAÍ
2º lugar – Corumbá

POESIA:
1º lugar – Município de CORUMBÁ
2º lugar – Naviraí
3º lugar – Ladário

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035 | (67) 99275-8636 | (67) 99211-3420
www.prt24.mpt.mp.br | Twitter: @MPT_MS | Instagram: @MPT_MS

Tags: trabalho infantil, Ministério Público do Trabalho, Prêmio MPT na Escola, Aprendizagem, Jovem Aprendiz

Imprimir