MPT e PRF firmam cooperação para fortalecer combate às irregularidades trabalhistas

Acordo prevê o desenvolvimento de ações conjuntas para coibir trabalho escravo, tráfico de pessoas, trabalho infantil, fraudes trabalhistas e violações ao meio ambiente do trabalho

Brasília, 15/09/2021 – O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmaram nesta terça-feira (14) um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas de combate ao trabalho escravo, ao tráfico de pessoas, ao trabalho infantil, às fraudes trabalhistas e às violações ao meio ambiente do trabalho. A parceria vai estimular o intercâmbio de experiências, dados, sistemas e tecnologias.

O acordo também prevê a elaboração de plano de trabalho e a adoção de medidas de prevenção e repressão a crimes cometidos em estradas e rodovias federais ou em áreas de interesse da União.

Segundo o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, a parceria foi firmada para ampliar ainda mais o relacionamento entre o MPT e a PRF. “A ideia nossa é que esse acordo estreite as relações e que uma instituição colabore com a outra nas suas funções. O acordo vai nos ajudar bastante tanto no compartilhamento de dados como em questões operacionais, na qualificação de procuradoras, procuradores, servidoras e servidores do MPT, e também vai permitir que a gente possa colaborar com a PRF em várias atuações que dizem respeito às questões trabalhistas”, explicou o procurador-geral do Trabalho.

Também participaram da reunião o corregedor do MPT, Jeferson Luiz Pereira Coelho, o subprocurador-geral do Trabalho Fábio Leal Cardoso, o secretário de Segurança Institucional, Fabio Goulart Villela, o subsecretário de Operação de Análise de Dados do MPT, Ulisses Dias de Carvalho e o gerente-executivo da Secretaria de Segurança Institucional do MPT, Cleverson Lautert Cruz.

O diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, estava acompanhado do diretor de Operações da PRF, Djairlon Henrique, do coordenador de Articulação Legislativa da PRF, Emmanuel Valverde, e de seu chefe de gabinete substituto, Daniel Piccoli.

Clique aqui para ler o acordo.

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br

Tags: Procurado-geral do Trabalho , direitodo trabalho, PRF

Imprimir