Escola indígena recebe material esportivo comprado com dinheiro de indenização trabalhista

Equipamentos foram adquiridos por meio de ação civil pública movida pelo MPT-MS e servirão para estimular a permanência dos alunos na unidade

11/12/2018 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região, fez a doação de 36 bolas, cones, coletes e duas tabelas completas de basquete para a Escola Municipal Mitã Rory, localizada em Amambai, nessa segunda-feira, 10 de dezembro.

Participaram da entrega o procurador do Trabalho Jeferson Pereira; o presidente do TRT, desembargador João de Deus Gomes de Souza; o juiz do Trabalho Marcio Alexandre da Silva, gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem; a juíza da Vara do Trabalho de Amambai, Fátima Regina de Saboya Salgado; o prefeito de Amambai Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, e o vereador Ismael Morel.

Os equipamentos esportivos foram comprados com dinheiro de ação civil pública movida pelo MPT-MS. "Quando ocorre a condenação da empresa ou a execução de multa pelo descumprimento da legislação trabalhista, esses valores arrecadados são aplicados diretamente na sociedade de forma que venham a recompor o que foi lesado, atendendo à necessidade premente da comunidade local", explicou o procurador Jeferson Pereira.

"Estamos aqui plantando uma semente, estimulando a prática do esporte e a permanência dos alunos na escola para que, amanhã, a comunidade indígena de Amambai possa ter uma árvore frondosa e colher os frutos desse trabalho contínuo de estímulo ao aprendizado e à formação do cidadão de bem", destacou na sequência o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador João de Deus.

A professora de Educação Física Jicemara de Freitas conta que a escola não tinha estrutura adequada e que a doação vai melhorar a qualidade das aulas e o aprendizado. "Tendo material e recursos, a gente poderá desenvolver melhor as nossas aulas. O esporte pode desenvolver muito as crianças, principalmente a autoestima, a motivação e a autossuperação".

Laboratório de informática

Em setembro deste ano, a Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul doou 10 computadores para a escola montar um laboratório de informática. Esses equipamentos não estavam sendo utilizados pelo Tribunal porque foram substituídos por máquinas mais modernas, capazes de processar as versões mais atualizadas do Processo Judicial Eletrônico, sistema de tramitação das ações trabalhistas.

De acordo com a diretora da escola, Sebastiana Silva Souza, no local estudam cerca de 900 alunos matriculados na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Com a doação dos computadores, a Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar um professor para que os estudantes tenham aulas de informática a partir do começo do ano que vem.

Veja mais foto aqui.

Fontes: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho, dano moral coletivo

Imprimir