Feira da Empregabilidade atrai jovens em busca de emprego, estágio, aprendizagem ou capacitação gratuita

MPT marcou presença no evento para divulgar as principais mudanças provocadas pela reforma trabalhista  

22/08/2018 - Mesmo sob tempo chuvoso e temperatura baixa, mais de 2 mil jovens circularam pelas tendas da 4ª Edição da Feira da Empregabilidade, realizada nesta quarta-feira (22) em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.    

O evento, promovido pela Subsecretaria de Políticas para a Juventude (Subjuv), reuniu em um só lugar instituições públicas vinculadas à área trabalhista, empresas que oferecem oportunidades de emprego e jovens entre 15 e 29 anos que buscam a primeira inserção no mercado ou aspiram a novas possibilidades profissionais.

“Durante a Feira, os empregadores fazem uma pré-entrevista com os candidatos e os selecionados são encaminhados ao local de trabalho para um segundo encontro. Desta forma, as empresas podem mostrar os benefícios de suas oportunidades, a metodologia do serviço e ampliar a chance de encontrar pessoas que se encaixam no perfil oferecido. Já para quem está procurando uma vaga, conhecer melhor o mercado de trabalho aumenta as perspectivas de escolha”, esclareceu Carlos Roboton, assessor governamental da Subjuv.

Entre as nove tendas montadas na Praça do Rádio Clube, no centro da cidade, uma se dedicou a divulgar os principais reflexos da reforma trabalhista (Lei nº 13.467/2017). Ao distribuir cartilhas do Ministério Público do Trabalho (MPT) que retratam o tema, o procurador-chefe Leontino Ferreira de Lima Junior orientou jovens sobre as novas regras que, segundo ele, fragilizaram a defesa de garantias básicas do trabalhador.

“Com a vigência da reforma trabalhista, em novembro do ano passado, muitos direitos foram modificados e isso favoreceu a insegurança jurídica nas decisões dos tribunais mediante divergentes formas de interpretação da lei. Essa ação de hoje permitiu que os jovens tenham conhecimento sobre os pontos positivos e negativos da reforma e quais direitos podem, a partir da nova lei, ser reivindicados, assim como sobre as modalidades de contratação e as atuais disposições de natureza processual que se aplicam aos litígios trabalhistas”, explicou o procurador-chefe.

Uma das publicações entregues aos jovens estampou a importância da liberdade sindical e da união dos trabalhadores em atos coletivos para a proteção de seus direitos. Leontino Lima Junior destacou que a reforma trabalhista abalou a estrutura sindical, alterando sua principal fonte de receita, a contribuição compulsória. “No lugar da contribuição, agora o desconto e respectivo recolhimento da contribuição sindical, a cargo do empregador, está condicionado à autorização prévia e expressa do empregado. Com o enfraquecimento desse ente coletivo para negociar com a empresa, ficará difícil para o trabalhador sustentar a manutenção de seus direitos individualmente”, observou.    

Além das divulgações feitas pelo MPT, no estande os jovens puderam ter acesso à emissão da 1ª ou 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social. “O atendimento, que antes seria feito por meio de agendamento na sede do Ministério do Trabalho, acontece durante a feira, facilitando não apenas a obtenção do documento, mas permitindo que já seja utilizado em estandes que oferecem oportunidades de emprego”, disse a superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Viviane Lacerda Lopes Nogueira.

Na 4ª Edição da Feira da Empregabilidade, houve ainda atrações artísticas e cursos gratuitos de capacitação profissional do Levanta Juventude, oferecidos pela Subjuv em parceria com o Telecentro da Juventude e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia.

Também participaram do evento SEJUSP, OAB, FUNSAT, FUTRAB, SEDESC, ACICG, UNIDERP, AMAS, CIEE, IEL, ABRH-MS, ABRE, SKILL-RH, Grupo OI–BTCC, Instituto Mirim, Empodera, Gráfica Pex, Escoteiro de Campo Grande, Lions Club, Rotary, MRV–Engenharia, Educa Mais Brasil, Mary Kay, Amway, Hinode, Mids e Atitude.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: estágio, Ministério Público do Trabalho, aprendiz

Imprimir