Em dia dedicado às vítimas de acidente de trabalho, MPT destaca assédio moral e doenças ocupacionais

Palestra será realizada na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande  

14/04/2016 - No dia 28 de abril, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e o Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho realizam a palestra “Assédio Moral e o Adoecimento no Ambiente de Trabalho”. O evento será gratuito e ocorrerá na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS.

Com início às 7h30, a palestra será ministrada pela procuradora do trabalho na 10ª Região/DF Renata Coelho Vieira. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Renata Vieira atua desde 2001 em matéria de assédio moral e saúde mental no trabalho. Além disso, Renata é especialista em Economia do Trabalho pela Universidade de Campinas, mestranda em Direito pela Universidade Católica de Brasília e co-autora da obra Aspectos Psicossociais do Trabalho e Sustentabilidade em Organizações.

Vítimas de acidente

O evento acontece na data que marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Em 28 de abril de 1969, houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, essa data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por se associar aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Em 2014 – último levantamento disponível –, foram 704,1 mil, sendo 2.783 mil óbitos e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias. Considerando-se o recorte regional, a maior incidência foi registrada na região Sudeste (379,4 mil), seguida pelo Sul (157,3 mil), Nordeste (85,7 mil), Centro-Oeste (50,3 mil) e Norte (31,2 mil).  

Doenças ocupacionais

Os registros de acidentes de trabalho incluem doenças relacionadas a esse ambiente, ou seja, aquelas contraídas devido à exposição a fatores de risco, assim como aquelas desencadeadas ou agravadas pelas condições de trabalho. Dados divulgados no Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade do MTPS (2013) apontam que os transtornos mentais, doenças no sistema nervoso ou doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo são responsáveis pelo afastamento de 78% das mulheres que receberam o Auxílio-Doença Acidentário. Já 70% dos homens se afastam por causa de traumatismos.

Abril Verde

Para estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho, foi criado o Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre o tema. A iniciativa busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Serviço: Palestra “Assédio Moral e o Adoecimento no Ambiente de Trabalho”
Data: 28 de abril
Local: Universidade Católica Dom Bosco – Biblioteca/Anfiteatro Padre Angel Adolfo Sanchez y Sanchez

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, com dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho, saúde e segurança, acidente de trabalho, Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho de Mato Grosso do Sul

Imprimir