Projeto MPT na Escola leva a educadores debate sobre o trabalho infantil

Primeira oficina foi realizada no último dia 30 com representantes de diversos municípios de Mato Grosso do Sul

11/04/2016 - O espaço de formação Lúdio Martins Coelho, em Campo Grande/MS, abriu suas portas no dia 30 de março para receber a primeira oficina do projeto “MPT na Escola”, que agora alcança munícipios de diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

O encontro reuniu técnicos das Secretarias de Educação com o objetivo de capacitá-los para atuar como multiplicadores do projeto em escolas de ensino fundamental. A meta é que esses educadores transmitam os conceitos retidos a diretores, coordenadores pedagógicos e professores, de forma que o tema trabalho infantil seja introduzido em sala de aula. Ali, alunos serão convidados a explorar sua criatividade para retratar um assunto tão complexo para muitos.

“Buscamos conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção do trabalhador adolescente. Temos um compromisso com a cidadania e com o futuro dessa nova geração, precavendo-a das diferentes formas e expressões de trabalho infantil”, contextualizou a procuradora do trabalho Cândice Gabriela Arosio, também coordenadora de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) no âmbito do MPT-MS.

Nessa linha, a procuradora sugeriu que o projeto fosse aplicado em sala de aula no mês de junho, quando se celebra o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12). Antes, deverá ser estabelecida a metodologia, disciplinas e carga horária compreendidas pela iniciativa, bem como realizadas reuniões com os professores que ficarão responsáveis por abordar o tema em sala de aula.

Trabalhar não é brincadeira

Segundo a procuradora Cândice Arosio, o primeiro desafio consiste em romper barreiras culturais que dificultam a efetivação daqueles direitos. O projeto chama atenção para a importância de não se pular etapas e trabalhar antes da hora. “Há uma aceitação do trabalho precoce por parte da sociedade, que repercute em prejuízos para a educação, como evasão e baixo rendimento escolar”, enfatizou.

A oficina do dia 30 intercalou apresentação de slides com relato dos participantes sobre experiências pessoais e profissionais que poderiam configurar situação de trabalho envolvendo crianças e adolescentes. Além disso, os educadores receberam material pedagógico para suporte na missão de cultivar cidadãos conscientes e colher mais crianças e adolescentes nas escolas.

Nesta segunda-feira, dia 11 de abril, será a vez de Dourados/MS sediar mais uma oficina do projeto “MPT na Escola”, com municípios da região sul do estado.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: trabalho infantil, Ministério Público do Trabalho, Coordinfância , criança, adolescente, adolescência

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