Vídeo incentiva consumo consciente de papel

Iniciativa marca lançamento da coordenadoria MPT Socioambiental, que busca adoção de atitudes sustentáveis por servidores públicos

Brasília – Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar. Esses são os cinco princípios norteadores da nova coordenadoria do Ministério Público do Trabalho, a MPT Socioambiental, que lançou, nesta sexta-feira (7), um vídeo que estimula o uso consciente do papel na instituição. A ideia é promover a adoção de pequenas mudanças comportamentais que geram grandes impactos positivos no meio ambiente e ainda ajudam a reduzir de custos financeiros.

Um levantamento realizado pela Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) apontou que, por ano, são utilizadas pelos servidores cerca de 2,2 milhões de folhas de papel. “O que a gente busca são pequenas mudanças de hábito que não vão alterar a rotina das pessoas”, afirmou a coordenadora nacional do MPT Socioambiental, a procuradora do Trabalho, Simone de Rezende.

O vídeo destaca atitudes que podem ser adotadas facilmente, como utilização da impressão frente e verso; priorização do e-mail em vez de ofícios impressos; reaproveitamento de folhas usadas para rascunho; e a recusa de materiais que poluem o meio ambiente. “A missão do Ministério Público do Trabalho é promover a cidadania dos trabalhadores. E essas novas práticas, além de preservar o meio ambiente, também contribui para a melhoria de renda para quem trabalha com materiais recicláveis”, acrescentou.

Em todas as salas de trabalho da PGT, há coletores para papel. Duas vezes ao dia, os resíduos são recolhidos e levados a um container específico. “A PGT tem um acordo de cooperação com uma associação de catadores de materiais recicláveis e eles periodicamente vêm recolher os resíduos”, explica Patrícia Rambo, do setor de Copa e Limpeza Predial.

Acesse o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=tN4tu1iXJZ4

Informações:
Procuradoria-Geral do Trabalho
Assessoria de Comunicação
(61) 3314-8216

Imprimir